quinta-feira, 13 de abril de 2023

SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE CAMPINA GRANDE COMPLETA 80 ANOS, COM UMA HISTÓRIA DE LUTAS EM DEFESA DO TRABALHADOR

Fundado em 13 de abril de 1943, o Sindicato dos Comerciários de Campina Grande chega aos 80 anos com a experiência de grandes lutas, na rua e na Justiça, em defesa do trabalhador e com uma história recheada de conquistas, muitas até que viraram referência nacional, a exemplo da mudança do sistema de contratação dos trabalhadores da loja A&C ou o fim da revista íntima nas lojas Marisa e Janine.

O sindicato também foi às ruas, junto com o trabalhador, para lutar contra a privatização da CELB, contra a exploração do trabalho infantil, contra o trabalho aos domingos e feriados e também contra a implantação do Plano Cruzado II, pelo governo federal.
Houve luta ainda pela implantação de uma nova bateria de banheiros num shopping local e a entidade defendeu o trabalhador, garantindo seus direitos trabalhistas, quando empresas decretaram falência na cidade.
Para marcar a data acaba de ser publicada uma edição comemorativa do jornal O Comerciário, contando algumas das lutas da entidade em prol da categoria e com entrevistas com os ex-presidentes Ivam Freire e José do Nascimento Coelho.
Há também, entrevista com o atual presidente José Rogério Gonçalves de Moura.
QUEM SÃO
Ivam Freire assumiu a presidência do Sindicato dos Comerciários de Campina Grande logo após a ditadura militar, foi preso por apoiar os estudantes contra o aumento da tarifa de ônibus, participou de greves históricas e foi pra rua pedir Diretas Já.
Eleito vereador, lutou contra a abertura do comércio aos domingos e feriados, implantou o dia do comerciário e fez funcionar a Tribuna Livre na Câmara Municipal.
COELHO
Seu nome é um dos mais conhecidos na história sindical da Paraíba e do Nordeste, e referência obrigatória em Campina Grande.
Com mais de vinte anos no comando do Sindicato dos Comerciários, José do Nascimento Coelho sempre foi intransigente na defesa do trabalhador.
Ele participou de grandes lutas na rua e na Justiça, confrontou o poder econômico patronal, a força comercial e financeira de um shopping e ainda defendeu o trabalho e a vida dos trabalhadores durante a pandemia.
JOSÉ ROGÉRIO
O atual presidente da entidade é conhecido por trabalhar há mais de vinte anos no comércio local, mas é novo na vida sindical. José Rogério assumiu a direção do sindicato em 2021 com um grande desafio: manter o nível de tradição de luta e de credibilidade, mas ao mesmo buscar inovações legais e práticas para o dia a dia na defesa do trabalhador, diante das mudanças e de alguns retrocessos na legislação ocorridas nos últimos anos.
José Rogério é responsável agora pela atualização digital e on line do sindicato, com a entrada no ar, ainda em abril, do novo site da entidade, com notícias, fotos, vídeos e todas as informações de interesse dos trabalhadores.
(Por Apolinário Pimentel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.