quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

PARAÍBA INTEGRA LISTA DE ESTADOS QUE PODEM ZERAR A FILA DE CIRURGIAS DO SUS

Dados do Ministério da Saúde, realizados com base no programa do Governo Federal para diminuir a espera dos usuários por procedimentos cirúrgicos, destacam que a Paraíba está entre os cinco estados da federação com potencial de zerar a fila de cirurgias eletivas este ano.

Além da Paraíba, aparecem Tocantins, Sergipe, Piauí e Mato Grosso do Sul.
A Paraíba possui um programa próprio de realização de cirurgias eletivas, o Opera Paraíba.
A iniciativa do Governo do Estado já realizou mais de 90 mil cirurgias desde a sua criação, em 2019.
Somente em 2023, foram mais de 52 mil procedimentos, dessas 37 mil foram custeadas pelo estado e 15 mil pelo Governo Federal.
A Paraíba é o estado que mais realizou cirurgias no último ano e o Opera Paraíba configura-se como o maior programa de cirurgias eletivas do Brasil, servindo de referência para outros estados.
Conforme o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, a Paraíba já conseguiu zerar a fila dos procedimentos que foram cadastrados até 2019 no MS.
A fila da vergonha revelava mais de 12.400 pacientes que aguardavam, há mais de cinco anos, por um procedimento cirúrgico. Com o Opera Paraíba, mesmo com o enfrentamento da pandemia, conseguimos zerar esse registro em novembro de 2021. Hoje, temos outros usuários aguardando pelos procedimentos, pois a fila de cirurgias eletivas é uma fila viva, onde diariamente pacientes são cadastrados”.
Ele acrescentou que “o Opera Paraíba facilitou o acesso da população às cirurgias, viabilizou uma logística para aumentar a oferta de procedimentos e regionalizou a saúde no estado, realizando cirurgias em todas as regiões de saúde, do litoral ao sertão. O desafio para 2024 é incluir mais procedimentos de alta complexidade, como as cirurgias ortopédicas, urológicas, com foco também nas cirurgias oncológicas, neurológicas, cirurgias vasculares e cardíacas”, finalizou.
Atualmente, a fila de cirurgias eletivas da Paraíba cadastradas no Ministério da Saúde tem em torno de 19 mil procedimentos.
Em 2024, com o Opera Paraíba, estas e outras cirurgias serão realizadas em todo estado.
São 34 unidades hospitalares que integram a rede do programa, realizando desde cirurgias de catarata, até cirurgias ortopédicas de maior complexidade.
(Por www.renatodiniz.com com informações da SECOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.