quarta-feira, 11 de setembro de 2024

NESTA QUINTA: BISPO DE CAMPINA RECEBERÁ TÍTULOS DE CIDADÃO PARAIBANO E CAMPINENSE

O Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, será homenageado com os Títulos de Cidadão Paraibano e Cidadão Campinense.
A Sessão Solene conjunta da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Campina Grande acontecerá nesta quinta, dia 12 de setembro, às 19h, no auditório do Seminário Diocesano, no Bairro Alto Branco.

O Título de Cidadão Paraibano foi concedido pelo deputado Tovar Correia Lima.
Já o Título de Cidadão Campinense foi proposto pelo vereador Márcio Melo.
É o reconhecimento, com justiça, a quem que realizara serviços significativos para o estado e para a cidade numa caminhada constante com sede de amor ao próximo.
Dom Dulcênio, que está à frente da Diocese de Campina Grande há quase sete anos, tem desempenhado um papel vital na vida dos católicos da região.
Sua atuação abrange não apenas a cidade de Campina Grande, sede da Diocese, mas também os 60 municípios que fazem parte da jurisdição diocesana.
As honrarias recebidas são um reflexo da gratidão e do reconhecimento pela dedicação e pelo impacto positivo de suas ações pastorais e sociais na sociedade paraibana.BIOGRAFIA...
Dom Dulcênio Fontes de Matos nasceu no dia 19 de outubro de 1958, na cidade de Lagarto, em Sergipe, e ingressou no seminário no ano de 1979, estudando Filosofia em Brasília e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
Em 1985 foi ordenado sacerdote, exercendo seu ministério nas paróquias de sua diocese de origem, Estância, Sergipe.
Em 18 de abril de 2001, depois de 15 anos de ministério sacerdotal, o Papa João Paulo II, o nomeou Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju.
Na época, era o bispo mais jovem do episcopado brasileiro.
Foi sagrado bispo aos 16 de junho de 2001 em Estância.
Dom Dulcênio escolheu, para a vida episcopal, o lema ‘Pro Mundi Vita’ (Para a Vida do Mundo).
Foi nomeado Bispo auxiliar de Aracajú (SE), em 18 de abril de 2001.
Recebeu a ordenação episcopal em 16 de junho do mesmo ano.
Em 12 de julho de 2006, foi nomeado Bispo de Palmeira dos Índios.
Em 11 de outubro de 2017 recebeu nomeação para Campina Grande, tomando posse em 02 de dezembro do mesmo ano.
COMO BISPO DE CAMPINA GRANDE...
Em Campina Grande, tem sido um grande entusiasta da Obra das Vocações Sacerdotais (OVS); em quase sete anos à frente da Diocese de Campina Grande, já ordenou 19 Padres; até dezembro se Deus permitir, os 5 diáconos transitórios que foram ordenados recentemente serão ordenados padres.
No Seminário Diocesano atualmente conta com 42 seminaristas de Campina Grande, sendo 33 no Seminário Maior e 9 no Propedêutico; também residem na Casa de Formação 7 seminaristas de Petrolina.
Dom Dulcênio entre 2019 e 2024 ordenou 30 Diáconos Permanentes, destes, 14 foram ordenados de uma só vez. Também, fazendo parte do mesmo grupo, um deles faleceu, o diácono Clodoaldo.
OBRAS...
Dom Dulcênio construiu um novo prédio para acolher os jovens propedeutas;
Está em andamento, em fase final, a construção do Lar Sacerdotal, uma casa que irá acolher os padres idosos e enfermos;
Foi recuperado e recomposto à Diocese, o Prédio do antigo Círculo Operário, sendo agora o Centro Pastoral João XXIII;
Em 15 de agosto 2023, abençoou e inaugurou Cripta da Catedral, um espaço que será para a preservação da memória dos Bispos Diocesanos, bem como um espaço para a Adoração ao Santíssimo Sacramento e o atendimento de Confissões;
PASTORAL
No Campo Pastoral, destaca-se pela criação de Paróquias, já foram 10 criadas, e uma Área Pastoral; a última paróquia criada foi a do Senhor do Bonfim, no Distrito de Jenipapo; além de seu apoio e motivação aos vicariatos e comissões pastorais.
COMUNICAÇÃO
Como parte de seu ministério, Dom Dulcênio tem se dedicado a apresentar de domingo a domingo, programas radiofônicos na Rádio Caturité 104.1 FM, sendo eles o Bom Dia Irmãos, que vai ao ar de segunda a sábado às 6h25 e o Hora Católica, que vai ao ar sempre aos domingos das 7h às 8h.
Conforme pesquisa de audiência, o programa Bom Dia Irmãos é líder no horário por três anos consecutivos e o Hora Católica vem figurando entre as primeiras colocações aos domingos.
(Por www.renatodiniz.com com Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.