sexta-feira, 29 de agosto de 2025

ABÍLIO JOSÉ RECEBE ESTATUETA DO TROFÉU DIVA PACHECO EM RECONHECIMENTO À SUA CONTRIBUIÇÃO HISTÓRICA À CULTURA NORDESTINA

O produtor cultural, radialista e publicitário Abílio José será um dos grandes homenageados da edição extra do Prêmio Paixão Cultural – Troféu Diva Pacheco, que acontece nesta sexta-feira (29/08), no Garden Hotel, em Campina Grande.

A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Nordestina, emissora fundada pelo próprio Abílio em 8 de outubro de 2019, data em que se celebra o Dia Nacional do Nordestino.
Com uma trajetória de destaque na promoção da cultura regional, Abílio José também é o fundador da Companhia de Cinema e Economia Criativa do Nordeste Ltda, responsável pela produção de filmes e documentários exibidos em canais de streaming de vários estados brasileiros.
Seu trabalho tem sido fundamental para levar a riqueza da cultura nordestina fortalecendo a identidade cultural da região no cenário internacional.
Desde os tempos do rádio, passando pela publicidade e chegando às novas mídias, Abílio se consolidou como um nome central na defesa e difusão da cultura nordestina.
Como publicitário, comunicador e produtor, tem sido uma ponte entre os artistas populares e os meios de comunicação, atuando na valorização das raízes e tradições do povo nordestino.
O Prêmio Paixão Cultural, criado em 2013 pelos diretores Gustavo Motta e Júlio Leal, da Inove Soluções Comerciais, é considerado o Oscar da cultura nordestina. 
Em sua edição extra em Campina Grande, o evento amplia seu alcance homenageando também representantes culturais de outras regiões do Brasil, sem perder o foco na preservação e valorização da cultura nordestina.
A programação começou nesta quinta-feira (28) com uma coletiva de imprensa no saguão do Garden Hotel.
A cerimônia oficial de premiação será realizada hoje (sexta-feira 29), às 20h, seguida de um coquetel e de um show da cantora Gitana Pimentel e banda.
Além de Abílio José, também serão homenageados artistas consagrados como Luizinho Calixto, Alcimar Monteiro, Jessier Quirino, Anastácia e Daniel Gonzaga, neto de Luiz Gonzaga.
A estatueta do Troféu Diva Pacheco — uma escultura em bronze em formato de “Pietá” — já foi entregue a personalidades como Ariano Suassuna, Genival Lacerda e Mestre Camarão.
Agora, Abílio José se junta a esse seleto grupo como símbolo de resistência, inovação e amor à cultura.
Com a transmissão ao vivo da TV Nordestina, emissora criada com o propósito de dar visibilidade à arte e à história do povo nordestino, o prêmio alcançará públicos de todo o Brasil e do mundo — reafirmando que o Nordeste tem voz, memória e futuro.
(Com assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.