sábado, 27 de setembro de 2025

HOSPITAIS EM CAMPINA AMEÇAM PARALISAR ATENDIMENTOS POR FALTA DE REPASSES FINANCEIROS. PREFEITURA EMITE NOTA

Cinco hospitais e clínicas conveniados à Prefeitura de Campina Grande protocolaram, nesta sexta-feira (26/09), um ofício no gabinete do prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil), alertando para o risco iminente de paralisação dos atendimentos por falta de repasses financeiros.

O documento é assinado pela Clínica Dr. Maia, Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), Hospital Antônio Targino, Clípsi e Oftalmoclínica Saulo Freire.
As instituições relatam que enfrentam colapso financeiro devido ao não pagamento de valores referentes à Média e Alta Complexidade (MAC) e ao Fundo de Ações Estratégicas (FARC).
Estamos diante de um risco real de paralisação das atividades”, afirma o ofício.
As entidades informam que, em alguns casos, os salários dos funcionários não foram pagos, afetando diretamente cerca de 2 mil famílias.
Além da crise financeira, os atrasos geram multas contratuais e acumulam dívidas trabalhistas, segundo os signatários.
Há ainda dificuldades no fornecimento de insumos, pagamentos a médicos e prestadores de serviço, o que compromete a continuidade do atendimento.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que, na tarde desta sexta-feira (26), teve início a execução do cronograma financeiro de repasses destinados a hospitais e clínicas da rede complementar do SUS no município.
LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA
A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande informa que, na tarde desta sexta-feira, 26, teve início a execução do cronograma financeiro de repasses destinados a hospitais e clínicas da rede complementar do Sistema Único de Saúde no Município.
Ao longo da próxima semana, o restante dos pagamentos será feito aos estabelecimentos privados credenciados, garantindo a regularidade dos serviços.
A gestão municipal mantém seu compromisso com o cumprimento dos prazos estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 2.617/2013 para os pagamentos dos valores da MAC (Média e Alta Complexidade) e do FARC (Fundo de Ações Estratégicas)”.
(por www.renatodiniz.com)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.