terça-feira, 13 de agosto de 2013

POCINHOS VAI TER QUE INSTALAR ENTIDADE PARA MANTER CRIANÇAS, DIZ MINISTÉRIO PÚBLICO



A prefeitura de Pocinhos, agreste paraibano, terá que inserir em sua previsão de orçamento para o próximo ano (Lei de Orçamentária Anual – LOA 2014) recursos destinados para a criação, instalação e manutenção de uma entidade de acolhimento institucional para menores.
“As diretrizes da política de atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade foram há muito municipalizadas. E as prefeituras não têm cumprido a legislação”, explica a promotora de Justiça Jovana Maria Silva Tabosa.
Ela adianta que esse procedimento do Ministério Público da Paraíba em Pocinhos é só o começo, pois a medida também será cobrada dos demais municípios do estado.
“A quase totalidade das cidades paraibanas não cumprem a legislação e Pocinhos poderá se tornar como modelo para as demais administrações. Porque vamos cobrar”.

Para que a medida seja efetivada em Pocinhos, Jovana Tabosa encaminhou à Justiça uma ação civil com pedido de liminar.
Ela disse que tentou firmar um termo de ajustamento de conduta tanto com a administração do ex-prefeito de Pocinhos, Arthur Bonfim Galdino de Araújo (PSDB), quanto com o atual prefeito da cidade, Cláudio Chaves da Costa (PMN), mas nenhum dos dois atendeu a iniciativa.
Ela destaca que, quando há um caso de necessidade de acolhimento de um jovem em cidades como Pocinhos, a criança ou o adolescente acaba ficando sem atendimento, pois existem poucas entidades dessa natureza no estado e cidades como Campina Grande e João Pessoa já não comportam a demanda. “Por isso estamos recorrendo da ação civil para que o direito dos menores seja garantido”.
(Fonte: MPPB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.