quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

EM DECISÃO UNÂNIME, TRIBUNAL CONDENA LULA EM SEGUNDA INSTÂNCIA E AUMENTA PENA DE 9 PARA 12 ANOS

Por unanimidade, os três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) votaram nesta quarta-feira (24/01) em favor de manter a condenação e ampliar a pena de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP).

Votaram no julgamento, que durou 8 horas e 15 minutos (além de uma hora de intervalo) o relator do processo, João Pedro Gebran Neto, o revisor, Leandro Paulsen e o desembargador Victor dos Santos Laus.
Em julgamento na sede do tribunal, em Porto Alegre, os desembargadores se manifestaram em relação ao recurso apresentado pela defesa de Lula contra a condenação a 9 anos e 6 meses de prisão determinada pelo juiz federal Sérgio Moro, relator da Operação Lava Jato na primeira instância, em Curitiba. 
Lula se diz inocente.
Os três desembargadores decidiram ampliar a pena para 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado.
O cumprimento da pena se inicia após o esgotamento de recursos no âmbito do próprio TRF-4.
Como a decisão foi unânime, o único recurso no TRF-4 são os chamados embargos de declaração, que não têm poder de reverter a condenação, mas somente esclarecer ambiguidades, pontos obscuros, contradições ou omissões no acórdão (documento que oficializa a decisão).
A defesa, no entanto, ainda poderá tentar inocentar Lula nas instâncias superiores (Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal). Mas, após o julgamento dos embargos no TRF-4, poderá ser expedida ordem de execução de sentença.
Nesse caso, ao recorrer ao STJ e depois ao STF, Lula já poderá estar preso.

(Por Renan Ramalho e Filipe Matoso, G1, Brasília)

16 comentários:

  1. Querem mesmo acabar com a carreira política do companheiro,não é companheiro?

    ResponderExcluir
  2. Conspiração "GRANDE" contra Lula e nova execução de mais um novo "GOLPE"DE ESTADO BRASILEIRO, acredito que essa novela ainda terá outros capítulos até as Eleições em Outubro de 2018!#LULADENOVOCOMAFORÇADOPOVO.

    ResponderExcluir
  3. A cada dia q passa a situacao de lula se complica mais e mais creio q ele se tornara inelegivel em 2018 a justica esta sendo feita e condenando um dos maiores corruptos q esse pais ja viu....Cadeia nessa corja de PICARETAS DO PT #LULAPRESO2018

    ResponderExcluir
  4. Em 8 anos de um mandato presidencial,eu "NUNCA"tinha visto a vida do NORDESTINO, TRABALHADOR, ESTUDANTE POBRE, OS POBRES EM GERAL, OS NEGROS, AS FAMILIAS E PESSOAS MENOS FAVORECIDAS, mudarem tanto para "MELHOR", depois que este cara"LULA", esteve governando o nosso país...Antes dele um pobre não tinha crédito pra comprar nenhuma mobilete,depois do CARA, quase todo pobre e favelado hoje tem moto de qualidade, carro do ano, casa de classe média mesmo sendo assalariado consegue crédito na Caixa graças ao LULA, pobre hoje pode estudar em uma faculdade ao lado de um rico depois dos "DIVERSOS"programas de incentivo estudantil aos jovens através do Governo Lula...Vá descansar Lula e tentar superar a morte de sua amada esposa e cuidar de sua saúde, pois ESTE POVO QUE MAMOU NOS TEMPOS DE FARTURAS DO SEU GOVERNO, QUE TIVERAM MAIS CHANCES DE EMPREGO, COMPRARAM CARRO COM CREDITO QUE VC FACILITOU, QUE MORA EM UMA BELA CASA GRAÇAS AO SEU PLANO MINHA CASA MINHA VIDA E MINHA CASA MELHOR, FIES, PROUNI,BOLSA FAMILIA PRINCIPALMENTE PROS MISERAVEIS QUE NÃO TINHAM OQUE COMER, ETC...Estes alienados que comem corda da GLOBO E DA TUCANADA tem memória curta E NÃO MERECEM O SEU AMOR PELO POVO MAIS NECESSITADO BRASILEIRO...#EU QUERIA SABER PORQUE LULA FOI CONDENADO POR CONVICÇÃO PELO JUDICIÁRIO E NÃO ATRAVÉS DE "PROVAS" DOCUMENTAIS NO CASO TRIPLEX, POIS ELE NÃO É O DONO DO TRIPLEX......ACORDA POVO, MAIS UM GOLPE CONTRA O POVO E CONTRA O HOMEM DO POVO E PRESIDENTE MAIS VOTADO PELO POVO BRASILEIRO DE "TODOS OS TEMPO".Respeito a opinião de todos, mas não posso concordar com uma condenação sem provas como foi essa...MINISTROS PETISTAS ROUBAREM É UMA COISA, FORMAREM UM CARTEL PRA QUERER O PESCOÇO DE LULA É OUTRA, ISSO CHAMA-SE, POLITICAGEM DAS OPOSIÇÕES!!! Que Deus abençoe o nosso Brasil e a todos nós campinenses e paraibanos!

    ResponderExcluir
  5. Pergunta:Alguém acha que se Lula fosse culpado ele estaria tão revoltado e querendo tanto provar sua inocência e ainda mais na idade que o cara tá???...Reflita POVO, não sou petista, poderia qualquer um outro que fez oque este cara pelo povo brasileiro, eu defenderia do mesmo jeito até que se PROVASSE o contrário, até agora"NADA"de prova e sim "CONVICÇÃO JUDICIAL", tudo isso por interesse politivo contra o povo, pois LULA sem foi pro POVO mais humilde e trabalhador.

    ResponderExcluir
  6. Lula 2018 sou nordestino. e falo esse é o cara o melhor presidente que o Brasil . já teve.

    ResponderExcluir
  7. Quando é pra favorece ao pobre como foi dito o João Paulo na suas palavras concordo plenamente e perseguição,da oposição Lula de novo o povo quer e da de lapada juntando aposição toda kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  8. Se for pra prender lula, tem que prender o resto dos políticos ladrões e corruptos , Aécio, Temer, Juca, Renan Calheiros, Cássio, Romero, até a presidente da câmara ivonete, vejam no SAGRES OS Salários dos seus correligionários... A CLASSE POLÍTICA DO BRASIL é PODRE, só pensam em seus interesses...nas mordomias com o dinheiro do trabalhador...e quem trabalha é perseguido pelo governo, fisco, federal e por aí vai... ACORDA POVO QUEREM PRENDER LULA PRA DIZER QUE A CORRUPÇÃO ACABOU...NAO ACABOU...OS OUTROS ESTAM TDS SOLTOS ...ATE AECIO QUE MANDOU AUDIO FALANDO QUE MATARIA ...SE PRECISO FOSSE.

    ResponderExcluir
  9. DISCUTIR COM PETISTA É COMO JOGAR XADREZ COM POMBO. ELE VAI DERRUBAR AS PEÇAS, CAGAR NO TABULEIRO E SAIR DE PEITO ESTUFADO CANTANDO VITÓRIA"

    #LULANACADEIA2018

    ResponderExcluir
  10. Povo corrúpto e alienado+políticos corruptores=Brasil quebrado,desemprego, fome, miséria, violência, falta de educação e desculpas e mais DESCULPAS!!! Chorem anti-Lula, o pior estará por vir se ele não for o nosso Presidente novamente"ÚNICO CAPAZ DE TIRAR O NOSSO PAÍS DO BURACO QUE SE ENCONTRA PELA SUA CAPACIDADE POLITICA DE GESTÃO E CARISMA INTERNACIONAL QUE TEM E É JUSTAMENTE ISSO QUE O PAÍS PRECISA, RECUPERAR A CONFIANÇA POLITICA NO EXTERIOR PARA QUE ASSIM OUTROS PAÍSES POSSAM VOLTAR A INVESTIR E COMPRAR OS NOSSOS PRODUTOS NOVAMENTE E ASSIM VOLTARMOS A ACELERAÇÃO DO CRESCIMEMTO"...SÓ EXISTE UM CAPAZ DISSO HOJE NO BRASIL, ESTE NORDESTINO GUERREIRO E LUTADOR CHAMADO (LUÍZ INÁCIO LULA DA SILVA).

    ResponderExcluir
  11. Moro tem que condenar "ELE MESMO"agora, pois está recebendo do "GOVERNO FEDERAL TODO MÊS 4.500,00 DE AUXÍLIO MORADIA MESMO TENDO CADA PRÓPRIA EM CURITIBA PR", E aí me respondam, um cara desse tem crédito e habilitação para condenar e sentenciar Lula ou qualquer outro cidadão brasileiro SE ELE MESMO DESVIA TODO MÊS 4.500,00 DO GOVERNO FEDERAL???...Eita Brasil, povo brasileiro, vamos enxergar o que querem fazer conosco...Porque não condenou e sentenciou o Aécio Neves ou Michel Temer Sr Sérgio Moro???...Muitas "PROVAS CLARAS E DOCUMENTOS EXPLÍCITOS"...Muito estranho tudo isso@

    ResponderExcluir
  12. *Casa própria (correção no texto acima)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.