segunda-feira, 14 de maio de 2018

PROTESTOS EM GAZA CONTRA EMBAIXADA DOS EUA DEIXAM MAIS DE 50 MORTOS E 2.700 FERIDOS


Ao menos 55 palestinos morreram, incluindo seis crianças, e mais de 2.700 ficaram feridos nos protestos na fronteira da Faixa de Gaza contra a transferência da embaixada dos Estados Unidos de Tel Aviv para Jerusalém nesta segunda (14/05).

Os números foram informados pelo Ministério da Saúde palestino em Gaza.
A informação foi confirmada pelo porta-voz do Ministério de Saúde, Ashraf Al-Qudra.
Com as vítimas desta segunda, chega a 108 o número de palestinos mortos desde 30 de março, quando começou a "Marcha do Retorno", um movimento de protesto dos moradores de Gaza, que se reúnem junto à fronteira israelense para reivindicar o direito dos palestinos a voltarem para as terras, das quais foram expulsos, ou das quais fugiram quando Israel foi criada em 1948.

Nesta segunda, os manifestantes protestam, sobretudo, contra a transferência da embaixada americana em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.
A transferência contraria o consenso da comunidade internacional, liderada pela ONU, de não reconhecer a cidade disputada como capital de Israel.
A região oriental de Jerusalém, apontada como território palestino desde a partilha que criou Israel, em 1948, é ocupada pelo estado judeu desde 1967, após a Guerra dos Seis Dias.
Os milhares de manifestantes se reuniram em diferentes pontos, e pequenos grupos tentaram se aproximar da fronteira fortemente vigiada pelo Exército israelense.
Entre os mortos estão vários adolescentes com idade entre 14 e 16 anos.
O primeiro a morrer nesta segunda foi Anas Qudieh, de 21 anos, atingido por um disparo de arma de fogo no leste de Khan Yunis, no sul do território palestino.
A lista de mortos já identificados tem jovens na faixa de 20 a 30 anos.
Em atualização constante do número de manifestantes atingidos, a autoridade de saúde palestina já fala em 2.771 feridos, incluindo 225 crianças.
Segundo os palestinos, 54 pessoas estão em estado crítico.
O serviço de emergência Crescente Vermelho (equivalente local da Cruz Vermelha) confirmou que a maioria dos feridos foi atendida por disparos de arma de fogo, por estilhaços de bala inalação de gás, pancadas e contusões.
O confronto
Forças israelenses, que tinham advertido a população com panfletos para que não se aproximassem da fronteira, jogaram gás lacrimogêneo contra os manifestantes para evitar que se aproximassem da cerca, de acordo com a agência EFE, citando testemunhas.
Os palestinos responderam atirando pedras com estilingue e outros instrumentos.
Também disseram que um grupo de manifestantes palestinos conseguiu cortar a cerca de segurança, se infiltrou por vários metros em território israelense e voltou à Faixa.
O Exército israelense disse desconhecer essa ação.
Um porta-voz do Hamas afirmou em comunicado que "os palestinos não aceitarão viver sob o bloqueio imposto na Faixa e estão determinados a escrever seu documento de autodeterminação".
Em nota, o Exército israelense acusou os islamitas de "dirigirem uma operação terrorista sob a cobertura da multidão em dez localidades de Gaza".
"De acordo com as próprias declarações do Hamas e as informações que possuímos, o Hamas tenta realizar uma série de ataques terroristas, entre eles a infiltração em massa em Israel de vários pontos, que visa prejudicar os cidadãos de Israel e as forças de segurança", acrescentaram as forças israelenses na nota. 
As forças israelenses também relataram que, neste momento, há "cerca de 10 mil manifestantes violentos em várias localidades ao longo da fronteira, e outros milhares estão se reunindo em tendas situadas a 500 metros da cerca de segurança".
O Exército acrescentou que seus efetivos estão respondendo com métodos de dispersão de massas e com fogo real, e que estão "operando de acordo com seus procedimentos padrão".
(Do UOL, em São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.