sábado, 1 de setembro de 2018

TSE DECIDE POR 6 VOTOS A 1 REJEITAR A CANDIDATURA DE LULA A PRESIDENTE



Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram por 6 votos a 1, em julgamento concluído na madrugada deste sábado (1º/09), pela rejeição do pedido de registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República.
Na sessão, a maioria dos ministros também proibiu Lula de fazer campanha como candidato, inclusive na propaganda de rádio e TV, que começa neste sábado (1º) para os presidenciáveis.
O PT terá agora dez dias para substituir o candidato.
A maioria dos ministros entendeu que decisão entra em vigor desde já, embora ainda exista possibilidade de recurso ao próprio TSE ou ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Após o julgamento, a defesa não adiantou o que pretende fazer. Os advogados afirmaram que ainda vão discutir com o PT se e como vão recorrer da decisão.
Na última parte da sessão, os ministros decidiram que, até a substituição de Lula, o PT poderá continuar fazendo propaganda eleitoral, mas sem a participação dele como candidato.
Segundo a defesa, Lula poderá aparecer, mas somente na condição de apoiador do candidato a vice-presidente, Fernando Haddad, que poderá vir a substituí-lo como cabeça de chapa.
COMO VOTARAM OS MINISTROS
Contra a candidatura        
Luís Roberto Barroso
Jorge Mussi       
Og Fernandes    
Admar Gonzaga
Tarcísio Vieira  
Rosa Weber
A favor da candidatura     
Edson Fachin
A rejeição da candidatura pelo TSE ainda poderá ser contestada em recurso da defesa ao próprio tribunal ou ao Supremo Tribunal Federal.
Na sessão, os ministros acolheram contestação do Ministério Público, que apontou a inelegibilidade do petista com base na Lei da Ficha Limpa. 
A lei proíbe candidaturas de políticos condenados em órgão colegiado da Justiça.
A candidatura de Lula foi alvo de 16 impugnações (contestações) no TSE.
Além do Ministério Público, questionaram o registro de Lula o candidato à Presidência do PSL, Jair Bolsonaro;o partido Novo; e outros candidatos e cidadãos.
Lula foi condenado em abril pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex em Guarujá (SP), no âmbito da Operação Lava Jato. 
Desde abril, ele cumpre pena de 12 anos e 1 mês de prisão em Curitiba.
Os advogados de Lula esperavam que o julgamento do registro ocorresse nas próximas semanas, em razão de prazos maiores previstos pela lei eleitoral para conclusão do processo.
A expectativa era que, com isso, ele pudesse aparecer como candidato na propaganda de rádio e TV de candidatos a presidente, que começa neste sábado (1º).
O TSE, no entanto, acolheu pedido do MP para antecipar a decisão sobre o registro da candidatura, sob o argumento de que, como a campanha deve ser integralmente financiada com recursos públicos, seu uso para a campanha seria um desperdício.
Um acordo entre PT e PCdoB prevê a deputada estadual Manuela D'Avila (PCdoB-RS) como vice na chapa, seja na hipótese de Lula candidato, seja na hipótese de o atual vice de Lula, Fernando Haddad (PT), assumir a candidatura a presidente.
(Por Renan Ramalho e Mariana Oliveira, G1 e TV Globo, Brasília)

10 comentários:

  1. Essa justica bandida não pode atropelar a democracia o povo que quer lula o melhor presidente que o Brasil já teve .si esses bandidos tiraram lula vamos de Haddad não vamos votar no candidato burro que o jornalista faz uma pergunta e ele responde baboseira quem votar nesse burro do Jair bosolixo é burro que não entende nada de política cuidado o aecio Neves também era o salvador da pátria e deu no que deu .lula foi preso sem provas só com delação premiada de delatores mentirosos pra diminuir a pena .mais o bandido do moro não achou uma prova nada foi encontrado .eles vao pagar caro a justiça de Deus tarda mais não falha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSA TAL DE DINHA É MAIS UMA ESQUERDOPATA DOENTE...SÓ FALTA VOCÊ CHORAR...BOLSONARO 2018!!

      AS IGREJAS CATÓLICA E EVANGÉLICA ESTÃO COM BOLSONARO,O ÚNICO CANDIDATO QUE NÃO É DESSA IDEOLOGIA MALIGNA E SANGUINÁRIA DO COMUNISMO,E É CONTRA OS DIREITOS DOS MANOS E BANDIDAGEM.

      Excluir
    2. Cômica essa Dinha, fácil de perceber quem ela apóia, comentário sem nenhum argumento plausível, apenas repete a ladainha dos demais.

      Excluir
    3. Muito bem João você é uma pessoa inteligente não é igual esses babacas que defendem um asno igual esse Bossoroca e tem mais vocês nordestino que ficam defendendo um bandido desse nao tem um pingo de vergonha na cara eu digo isso porquê a um ano atrás eu assistir um discurso desse índiota em sp falando mal dos nordestinos criem vergonha na cara de vocês e parem de defender um homem tão imbecil

      Excluir
  2. Gente que povo burro são essas pessoas que votam no Bossoroca alienados tão fazendo a mesma coisa que eles faziam com o Aécio Neves só tem uma diferença o bandido do Aécio tinha mais ponto no Ibope do que o bossoanta e não ganhou imagine esse imbecil nunca serás presidente.

    ResponderExcluir
  3. O povo brasileiro gosta de chibata. Um cara que não respeita a uma simples pergunta sendo só candidato imagina como presidente. Vai ser só chibata no lombo do povo. Se esse lixo ganhar eu mudo do Brasil. ...

    ResponderExcluir
  4. EITA...OS MORTADELAS NÃO SE CANSAM KKKKKK...MORTADELAS PAREM DE CHORAR...

    ResponderExcluir
  5. O desespero de parar de mamar nas gordas tetas do governo PT/PMDB depois de 13 anos causa estas reaçoes apaixonadas, sem nexo, incoerentes e odiosas, contra quem pensa diferente. Acabou, votem em Haddad e deixem nos votarmos em Bolsonaro. Respeitem o contraditorio. Dia 7 veremos se ele tem votos ou nao.

    ResponderExcluir
  6. Quanta burrice desses bossoloide mistura de bossonario com debiloide

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.