segunda-feira, 1 de julho de 2019

MÉDICOS DENUNCIAM FRAUDES EM AIH’s E PARALISAM ATIVIDADES EM CAMPINA

Médicos que trabalham no Hospital da FAP, em Campina Grande, fizeram uma denúncia grave na manhã desta segunda-feira (1º de julho).

Eles dizem que a auditoria da Secretaria de Saúde do município teria ‘fraudado’ códigos das Autorizações para Internações Hospitalares (AIH’s) para diminuir os valores pagos por procedimentos médicos realizados no hospital. Por conta disso, médicos cirurgiões da Oncologia e de outras áreas paralisaram as atividades por tempo indeterminado.
A denúncia foi encaminhada ao Ministério Público Federal e Estadual e ao Conselho Regional de Medicina (CRM).
De acordo com o documento, divulgado pelos médicos, em um dos casos um procedimento que deveria custar R$ 1.075 foi pago por R$ 56, causando prejuízos para os profissionais médicos e ao Hospital da FAP.
Os médicos esclarecem que as modificações nos códigos das AIH’s podem ser feitas, mas precisam da anuência e da prévia comunicação aos profissionais que irão realizar as cirurgias. 
Nesse caso, segundo os médicos, os profissionais não teriam sido comunicados das alterações nos códigos.
OUTRO LADO
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande disse ter recebido “com surpresa a denúncia dos médicos da FAP, uma vez que o processo de auditoria das AIHs da FAP, assim como de todos os serviços da rede complementar, é feito com total responsabilidade e lisura”.
Ainda de acordo com a nota, a Secretaria “vai solicitar também a presença de um auditor do DENASUS – Departamento Nacional de Auditoria do SUS para que seja feita uma auditoria conjunta em todas as AIHs que os médicos apresentarem qualquer tipo inconsistência”.
(Por João Paulo Medeiros – Pleno Poder – Jornal da Paraíba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.