quinta-feira, 22 de agosto de 2019

PF PRENDE VEREADOR DE CAMPINA NA SEGUNDA FASE DA OPERAÇÃO FAMINTOS

A Polícia Federal desencadeou, na manhã desta quinta-feira (22/08) a segunda fase da Operação Famintos, que apura fraudes na merenda escolar e em licitações de Campina Grande.

Entre os presos dessa nova fase está o vereador de Campina Grande, Renan Maracajá.
Ele já havia sido citado durante a primeira fase das investigações.
Renan Maracajá (PSDC) foi eleito vereador em 2016 pela primeira vez, sendo o parlamentar mais votado do município, com 4.977 votos.
No início das investigações, a assessoria dele divulgou uma nota negando qualquer envolvimento de Renan no suposto ‘esquema’.  Ele nega qualquer envolvimento e relação com os acusados, bem como se coloca à disposição da justiça para colaborar com as investigações, acreditando na justiça e que a verdade dos fatos virá à tona”, descreveu a nota.
“A SEGUNDA FASE DA OPERAÇÃO”
A Segunda fase da Operação Famintos tem a participação da Controladoria-Geral da União (CGU), da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF).
O objetivo é combater a prática de crimes de fraude à licitação, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e de corrupção, na aquisição de gêneros alimentícios e merenda escolar para alunos da rede municipal de ensino de Campina Grande.
A investigação iniciou-se a partir de representação autuada no MPF relatando a ocorrência de irregularidades em licitações realizadas para a compra de merenda escolar por meio de verbas oriundas do PNAE, mediante a contratação de empresas “de fachada”, o que deu ensejo à primeira fase da Operação.
Considerando as informações e a documentação colhidas na primeira fase da operação, existiu o aprofundamento dos trabalhos pelos órgãos parceiros (CGU, MPF e PF), constatando-se que os investigados, além de fraudarem as licitações, promoviam a combinação entre si para a divisão irregular do fornecimento dos gêneros alimentícios para as escolas da rede municipal de ensino de Campina Grande.
Na tentativa de ocultar as transações realizadas entre as empresas contratadas formalmente pelos Conselhos Escolares e os reais fornecedores dos gêneros alimentícios, o grupo investigado utilizava-se de contas bancárias pertencentes a pessoas físicas, para as quais eram repassados os pagamentos recebidos das escolas.
Os trabalhos contam com a participação de 04 auditores da CGU e cerca de 60 policiais federais, sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, 05 de prisão temporária e 03 de prisão preventiva.
OS PRESOS:

As investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF) durante a segunda fase da Operação Famintos revelam que o vereador Renan Maracajá (PSDC), alvo de um mandado de prisão juntamente com outras sete pessoas na manhã desta quinta-feira chegou a se reunir com outros empresários para ‘lotearem’ o fornecimento da merenda escolar em Campina Grande.
Na segunda fase das investigações o foco é a distribuição dos alimentos diretamente para as escolas do município, mais de 100 unidades escolares no total.
No relatório do MPF, os investigadores afirmam que o parlamentar tinha uma participação ativa nas negociações.
Ele seria o administrador, de fato, da empresa Lacet Comercial, que teria participado de várias licitações com o município.
Embora Renan Tarradt Maracajá formalmente não seja mais sócio da Lacet, ele ainda administra a empresa, de modo que Renan Oliveira Felix e André Nunes de Oliveira Lacet (também preso) são, ao que tudo indica, “laranjas” utilizados para ocultar o controle de Renan Tarradt Maracajá sobre a pessoa jurídica. Isso foi confirmado por meio dos documentos apreendidos na residência de Renan Tarradt Maracajá e na sede da Lacet Comercial quando da execução das medidas de busca e apreensão cumpridas por meio da Operação Famintos”, relata o documento.
Em depoimento à Polícia Federal, o empresário Marco Antônio Querino da Silva (Macarrão), investigado e preso na primeira fase da Famintos, relatou encontros que manteve encontros com o vereador e outros empresários, para tratar das licitações.
(Coluna Pleno Poder/Jornal da Paraíba)

3 comentários:

  1. Curiosamente essa empresa Lacet também levou licitações consecutivas para a pintura de escolas e creches municipais. Valores consideráveis envolvidos. Esse Lacet, o "laranja" de Maracajá, é um funcionário comissionado da Câmara Municipal de Vereadores.

    ResponderExcluir
  2. Tem que investigar em todas as prefeituras do estado isso êxiste nos 223 municípios da Paraíba

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.