terça-feira, 12 de novembro de 2019

ESQUEMA DA ‘JANELINHA’ FRAUDA TRANSPORTE PÚBLICO E ALCANÇA MAIS DE 150 MIL PASSAGENS EM CAMPINA

Desde o início deste ano Campina Grande utiliza um sistema de integração temporal no transporte coletivo, que permite ao usuário fazer mais de uma viagem utilizando apenas uma passagem – em 70 minutos.

Mas uma prática tem ameaçado esse formato e causado prejuízos para as empresas: o esquema da ‘janelinha’.
A fraude provoca um prejuízo de aproximadamente “555 mil reais” por mês para o sistema, alcançando cerca de 151 mil passagens por mês.
As estimativas são do Sindicado das empresas de Transporte de Passageiros do município (Sitrans).
De acordo com a entidade, a fraude da ‘janelinha’ acontece principalmente no Centro da cidade, quando alguém adquire uma passagem (R$3,70) e depois repassa o cartão para outros passageiros em paradas de ônibus.
O terceiro paga um valor menor ao usuário, passa o cartão na roleta do coletivo e depois devolve o equipamento pela janela; daí o nome “esquema da janelinha”.
Atualmente o sistema faz o transporte de 1,8 milhão de passageiros por mês.
Desses, 42% são gratuidades, que englobam idosos, pessoas com deficiência e a segunda passagem da integração temporal (também contabilizada como gratuidade pelas empresas).
Desse total (756 mil mensais) de gratuidades, as estimativas são de que 20% corresponderiam à atuação da ‘janelinha’.
Ela opera na gratuidade. É operada por pessoas indevidamente. Quando eu pego um carro de um bairro lá, em qualquer ponto eu faço a integração. O janelinha é quem pega o cartão aqui e faz a integração em outro carro”, comentou o diretor institucional do Sitrans, Anchieta Bernardino.
As empresas procuram a polícia para denunciar o esquema e um inquérito foi instaurado para investigar a prática, mas até agora ninguém foi preso.
(Pleno Poder/Jornal da Paraíba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.