sábado, 8 de fevereiro de 2020

GUEDES CHAMA FUNCIONÁRIO PÚBLICO DE 'PARASITA' AO DEFENDER REFORMA

*Após ser criticado, ministro divulgou nota em que "reconhece qualidade do servidor"
 O ministro da Economia, Paulo Guedes, comparou funcionários públicos a "parasitas" ao comentar, nesta sexta-feira (07/02), as reformas administrativas pretendidas pelo governo federal. Segundo ele, as propostas referentes ao tema serão enviadas ao Congresso na próxima semana.

Guedes criticou o reajuste anual dos salários dos servidores que, segundo ele, já têm como privilégio a estabilidade no emprego e "aposentadoria generosa".
O ministro argumentou que a máquina pública, nas três esferas de governo, não se sustenta financeiramente por questões fiscais e, por isso, a carreira do funcionalismo precisa ser revista.
"O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático", declarou.
A declaração foi dada pelo ministro em palestra na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV EPGE) no encerramento de um seminário sobre o Pacto Federativo.
Segundo o ministro, sua crítica é compartilhada pelos brasileiros. "A população não quer isso [reajuste automático do funcionalismo público]. 88% da população brasileira é a favor, inclusive, de demissão no funcionalismo público", disse.
Paulo Guedes se referiu a uma pesquisa Datafolha, divulgada em janeiro, que apontava que, para 88% dos entrevistados, o funcionário público que não faz um bom serviço deve ser demitido.
"Nos Estados Unidos ficam quatro, cinco anos sem dar reajuste e quando dá todo mundo fica 'oh, muito obrigado'. Aqui o cara é obrigado a dar [reajuste] porque está carimbado e ainda leva xingamento, ovo, não pode andar de avião", continuou o ministro.
Guedes afirmou que o texto da reforma administrativa será apresentado na próxima semana à Câmara dos Deputados. Segundo ele, é grande a expectativa do governo de rápida tramitação.
"O clima no Congresso é extremamente favorável [à reforma administrativa], ao contrário do nosso clima no ano passado quando nós chegamos com a Reforma da Previdência", disse.
Já a reforma tributária, que está sendo desenhada pelo Executivo, "é um pouco mais complexa", segundo o ministro.
Ele destacou que ela deverá ser apresentada a um comitê conjunto, formado entre Câmara e Senado.
SERVIDORES RECLAMAM
A fala do ministro gerou repercussão entre os servidores nesta sexta.
Em nota, a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco) disse repudiar as declarações do ministro, afirmando que os auditores exercem "com orgulho e lisura" suas atribuições.
"O assédio institucional que vem sendo praticado pelo Sr. Paulo Guedes em relação aos servidores públicos já ultrapassa os limites legais e merece reação à altura", diz a Unafisco.
A declaração também gerou reação do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), que pretende acionar a Justiça contra o que considerou assédio moral aos servidores públicos.
"É uma agressão gratuita e desmedida aos 12 milhões de servidores públicos do país. Nós não podemos admitir um nível de insulto tão vil de alguém que deveria zelar pelo funcionalismo público", disse o presidente do Fonacate, Rudinei Marques.
A Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef) também se manifestou.
"Como servidores públicos que são, os defensores prestam um serviço de qualidade a milhões de brasileiros que necessitam de assistência jurídica gratuita", afirmou.
"A Constituição Federal prevê que, até 2022, é obrigatória a presença de defensores em todas as cidades em que houver Justiça Federal. Hoje, no entanto, essa realidade só acontece em 30% dos municípios", disse a Anadef.
A repercussão chegou ainda nos funcionários do Banco Central (BC).
O sindicato da categoria, o Sinal, disse que o discurso do ministro foi tendencioso, "recheado de inverdades e vazio de fundamentos técnicos".
Segundo o sindicato, o ministro "quer induzir a sociedade a acreditar, entre outras barbaridades, que o servidor recebe reajuste salarial automático, mas que o último acordo negociado com o governo data de 2015".
Já o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) escreveu que "alguns agentes públicos desconhecem" a qualidade do trabalho dos servidores.
"O Brasil precisa de um ambiente equilibrado e propício aos negócios para se desenvolver. Manifestações como essa vão exatamente no sentido oposto. Nós, servidores, trabalhamos duro todos os dias para dar rumo a este País”, defendeu o vice-presidente do Sindilegis, Alison Souza.
Em comunicado, os Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco-Nacional) afirmaram que o desequilíbrio das contas públicas tem por origem "excessivos subsídios fiscais praticados por anos, em favorecimento de setores econômicos com privilegiada relação com o Governo e com o Congresso."
"O maior deles, a desoneração da folha, foi responsável por mais de 600 bilhões de reais de subsídios nos últimos 10 anos", disse o Sindifisco.
MINISTÉRIO DIZ QUE MINISTRO RECONHECE QUALIDADE DO SERVIDOR
Em nota, o ministério da Economia afirma que o ministro Paulo Guedes reconhece a qualidade do servidor público, e que a reforma administrativa é para "corrigir distorções".
"O Ministério da Economia esclarece que, após reconhecer a elevada qualidade do quadro de servidores, o ministro Paulo Guedes, analisou situações específicas de estados e municípios que têm o orçamento comprometido com a folha de pagamento", diz a nota.
"O ministro argumentou que o país não pode mais continuar com políticas antigas de reajustes sistemáticos. Isso faz com que os recursos dos pagadores de impostos sejam usados para manter a máquina pública em vez de servir à população: o principal motivo da existência do serviço público. O ministro defendeu uma reforma administrativa que corrija distorções sem tirar direitos constitucionais dos atuais servidores".
(Por Daniel Silveira, G1 — Rio de Janeiro)

19 comentários:

  1. Vou dá uma dica para vcs da imprensa vem aqui na CAGEPA por exemplo, que vcs vão ver parasitas batendo um no outro e cachaceiros... Hipócritas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desse jeito ai amigo,e os federais são o piores de todos um bando de almas sebosas.

      Excluir
  2. Parasitas é esse vagabundo Paulo Guedes e o presidente da República dois vagabundos que a custa do dinheiro público deste essa desgraça Bolsonaro só defendem a elite simplis assim. E ainda tem burros que os defendem

    ResponderExcluir
  3. Essa turma do Bolsonaro são todos bandidos só defendem os grandes empresários nojo desse povo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Dinha, você falou muito minha querida 👏👏👏👏 😎😎😎

    ResponderExcluir
  5. Quedize que você não bebi, então, você é santo. Unknown, vai procurar o que fazer. pai 😎😎😎

    ResponderExcluir
  6. Paulo Guedes so falou verdades,funcionalismo público na sua grande maioria são todos parasitas msl educados e gosta muito de humilhar os que precisam desse serviço sou testemunha de muitos casos esse povo são uma praga,têm mais que acsbar cim essa mamata e terceirizar tudo.

    ResponderExcluir
  7. Mamata tem Paulo Guedes e a familicia Bolsonaro só pessoas totalmente desinformadas defendem esses destruidores pessoas totalmente despolitizadas .você que esta defendendo a fala do Paulo Guedes da teu salário pra ele é Bolsonaro eles sim são parasitas

    ResponderExcluir
  8. Muito bem super ministro ! Só fala verdades , aliás nesse país quem fala a verdade a taxado . Bolsonaro já tem 80% do apoio dos brasileiros . Chora mortadelas humanas kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. 80% quem mentiroso quanta gente burra o pior presidente da história Bolsonaro em um ano de governo é considerado o presidente MAIS mal avaliado só tem 29 %de aprovação como tem gente burra

    ResponderExcluir
  10. Turma do Bolsonaro são vagabundos ladrões vivem de fake News

    ResponderExcluir
  11. Qdo lula falou que o mais ladrão dos políticos é mais honesto que o melhor dos funcionários públicos concursados ninguém disse nada. Pq será?

    ResponderExcluir
  12. Lava tua boca podre pra falar do melhor presidente que este país já teve Lula e ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho tempo pra discutir com vc não,tou trabalhando pra pagar seu bolsa familia...

      Excluir
  13. Servidor público acha que é o dono da instituição e na maioria das vezes atende muito mal os verdadeiros donos(população). Sou totalmente afavor nao atende bem coloca na RUA.

    ResponderExcluir
  14. Lula + fungo + verme + bactéria + parasita : tolete de bosta .

    ResponderExcluir
  15. Tá se olhando no espelho e vendo o Lula fungo verme bactéria é parasita é vocês burros que defendem a quadrilha do Bossoanta

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.