terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

POR 4 A 1, STJ MANTÉM SOLTO EX-GOVERNADOR DA PARAÍBA RICARDO COUTINHO

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter solto o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB).

Foram 4 votos negando o pedido feito pela Procuradoria Geral da República (PGR), para uma nova prisão, e 1 a favor.
Os ministros, porém, concordaram em determinar medidas cautelares que deverão ser cumpridas pelo ex-governador, investigado pela Operação Calvário, do Ministério Público.
Entre as medidas cautelares impostas estão a proibição de deixar a Comarca sem autorização judicial e manter contato com outros investigados.
Votaram a favor da manutenção da soltura os ministros Sebastião Reis, Laurita vaz, Nefi Cordeiro e Antônio Saldanha.
O ministro Rogério Schietti votou favorável a uma nova prisão.
O ex-governador foi preso na 7ª fase da Operação Calvário, batizada de Juízo Final, no fim do ano passado. 
Dias depois, o ministro do STJ Napoleão Nunes concedeu um habeas corpus a Ricardo Coutinho. 
O Ministério Público ingressou com um pedido para que o ex-governador retornasse à prisão.
A OPERAÇÃO
A ação desencadeada teve o objetivo, de acordo com a Polícia Federal, de combater uma organização criminosa atuante em desvio de recursos públicos destinados aos serviços de saúde no Estado da Paraíba, por meio de fraudes em procedimentos licitatórios e em concurso público, corrupção e financiamento de campanhas de agentes políticos, bem como superfaturamento em equipamentos, serviços e medicamentos.
A operação, realizada em conjunto com o o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado GAECO/PB, Ministério Público Federal e Controladoria-Geral da União – CGU, apura desvio de recursos públicos na ordem de R$ 134,2 milhões, dos quais mais de R$ 120 milhões teriam sido destinados a agentes políticos e às campanhas eleitorais de 2010, 2014 e 2018.
(Por Pleno Poder – Jornal da Paraíba)

Um comentário:

  1. Lamentável ! Decepcionado com essa postura do judiciário , quanto mas os políticos zombam do judiciário , mas eles recebe um tratamento confortável .

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.