quarta-feira, 27 de maio de 2020

MORRE ATIVISTA SILVESTRE GONÇALVES

Morreu na manhã desta quarta-feira (27/05), em um hospital de Campina Grande, o ativista Silvestre Gonçalves Maia, de 56 anos.
Havia 20 anos que era portador de aids e morreu em decorrência de complicações da doença.

Ele era educador físico e foi um dos fundadores da Rede Nacional de Pessoas Vivendo e Convivendo com HIV e Aids – RNP+Brasil, uma organização de ativistas na luta contra a aids que possuiu unidades em todos os estados brasileiros.
Em Campina Grande, ele fundou em 1999 a unidade local da RNP+.
A organização não-governamental dá suporte psicológico, social e jurídico a pessoas vivendo com HIV e aids e seus familiares e disponibiliza uma casa de apoio para os pacientes em tratamento de dezenas de municípios paraibanos.
Em 2003 o trabalho desenvolvido por Silvestre na reinserção de pessoas com HIV e aids no mercado de trabalho ganhou destaque nacional e a RNP+ de Campina Grande ganhou um prêmio de “65 mil reais” da Fundação Bill Gates, que possibilitou a aquisição da sede da ONG, que funciona no bairro de São José.
Foi dele a ideia de criar uma cooperativa de soropositivos para trabalhar no estacionamento rotativo da cidade, Zona Azul, gerando emprego e renda para seus pares.
Centenas de pessoas já participaram da iniciativa e puderam retornar ao mercado de trabalho.
O foco no trabalho para garantir a qualidade de vida e o acesso ao tratamento gratuito às pessoas vivendo com HIV e aids era apenas uma das bandeiras defendidas por Silvestre. 
Ele também organizou vários encontros nacionais de pessoas soropositivas para integração e troca de experiência, mas sempre tendo como objetivo a luta contra o preconceito e a discriminação. 

Se antes nos escondíamos para morrer, hoje nos mostramos para viver”, dizia em todas as entrevistas e discursos, defendendo a visibilidade da luta contra a aids como forma de pressionar governos e sensibilizar a sociedade da importância da causa.
Professor das redes estadual e municipal de educação, Silvestre foi coordenador de esportes e também gerenciou, de 2013 a 2019, as ações de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis da prefeitura de Campina Grande.
Em comunicado, a direção da RNP+ Campina Grande lamentou a morte do seu presidente de honra e destacou que “em tempos distanciamento social, Silvestre nos deixa o legado do abraço, da solidariedade, do amor ao próximo e da importância de dizer aos que mais precisam que viver bem é possível, é um direito. Viva a vida”, finaliza a nota.
PESAR DO PREFEITO ROMERO RODRIGUES
O prefeito Romero Rodrigues lamentou a morte do ativista e destacou que Silvestre foi professor das redes estadual e municipal de Educação e coordenador de Esportes do Município, também tendo gerenciado, de 2013 a 2019, as ações de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis da Prefeitura de Campina Grande.
(Redação com Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.