quarta-feira, 17 de junho de 2020

GOVERNO DA PARAÍBA ANUNCIA ANTECIPAÇÃO DO 13º PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS

O Governo do Estado da Paraíba irá efetuar, no próximo dia 19, o adiantamento da primeira parcela do décimo terceiro salário dos funcionários públicos estaduais aposentados, pensionistas e reformados.
A medida irá contemplar mais de 49 mil servidores, representando um impacto superior a "76,2 milhões reais" aos cofres púbicos.
Os servidores da ativa receberão posteriormente a antecipação do décimo-terceiro, na medida em que a arrecadação do Estado volte a melhorar.
O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, destacou o esforço do governo para antecipar o pagamento, neste momento aos aposentados, apesar de o Estado registrar uma queda nominal de "220 milhões de reais" em sua receita devido à pandemia do coronavírus.
A queda na arrecadação da receita própria no período da pandemia foi impactante e agressiva. No mês de maio, ela chegou próxima a 30%, comparando com o mesmo período de 2019”, explicou.
Marialvo Laureano também afirmou que é preciso manter a cautela em relação às contas públicas, pois o governo federal só enviou até agora a primeira parcela para compensar as perdas na arrecadação, no valor de "110,9 milhões de reais".
Esse auxílio, previsto em quatro parcelas, vai amenizar as receitas próprias do Estado, mas não recompõe todas as perdas. Além disso, para recebê-lo foi preciso renunciar às ações judiciais que garantiam o não pagamento do serviço das dívidas dos bancos públicos em 2020, um valor que chega a aproximadamente '170 milhões de reais'”, completou.
Por fim, ele ressaltou todo o trabalho da equipe econômica para manter o pagamento da folha de pessoal dentro do mês trabalhado. 
Desde que assumimos a folha é paga dentro do mês, o que se manteve no processo de pandemia, não havendo atraso salarial de nenhum servidor”, concluiu.
(Do Paraíba Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.