quinta-feira, 11 de junho de 2020

PROJETO GARANTE TRANSPARÊNCIA NAS INFORMAÇÕES SOBRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE


O deputado federal Célio Studart (PV-CE) apresentou na terça-feira (09/06) projeto de lei que visa assegurar a transparência das informações acerca da situação dos profissionais de saúde.

A proposta altera a lei de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.
A legislação em vigor estabelece que o Ministério da Saúde mantenha dados públicos e atualizados sobre os casos confirmados, suspeitos e em investigação, relativos à situação de emergência pública sanitária, resguardando o direito ao sigilo das informações pessoais.
 O projeto de Célio Studart acrescenta dispositivo estabelecendo que os dados deverão discriminar a situação de profissionais de saúde por município, com o quantitativo de óbitos, afastamentos por COVID-19, casos confirmados e casos suspeitos.
 A necessidade de informações precisas e monitoramento constante do que está acontecendo ocorre em virtude da situação grave pela qual os profissionais de saúde brasileiros estão expostos e pela falta de informação central e oficial pelo governo federal.
No Brasil, a situação é dos profissionais da Enfermagem é preocupante. 
De acordo com o Observatório da Enfermagem, iniciativa de monitoramento criada pelo Cofen, 181 profissionais já perderam a vida em todo o país.
O número de contaminados ultrapassa 18 mil.
O número é superior ao de países que já passaram pelo pico da crise, como a Itália.
 Célio ressalta em seu projeto a necessidade de que sejam gerados subsídios para tomadas de decisão dos gestores e as contratações que se fizerem necessárias para recomposição de equipes que possam ficar desfalcadas.
Além disso, o parlamentar lembra que se trata de um problema gravíssimo para a sociedade, que pode ficar desfalcada de trabalhadores no sistema de saúde.
(Assessoria PV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.