domingo, 7 de junho de 2020

TIKTOK É O FUTURO NAS REDES SOCIAIS E NOS PROTESTOS NAS RUAS

A evolução da curva da pandemia da Covid-19 dividiu espaço na cena global da mídia da semana com os protestos nas ruas de cidades norte-americanas e de outros continentes contra a morte de George Floyd por um policial branco.

Mas houve um fato relevante no ecossistema da comunicação digital, além da abundância de informações e rumores sobre o vírus e a esperada vacina.
Os mais prestigiados colunistas e jornalistas especializados em tecnologia e mudança de comportamento captaram o fenômeno com muita atenção.
Podem anotar: o futuro está com o TikTok! App de vídeos, a rede social chinesa não só virou a febre da internet, como se tornou o novo fórum de ativismo cívico, junto com o Snapchat e o Instagram.
Ali as coisas estão acontecendo e ditando os novos rumos dos ventos midiáticos.
Shira Ovide, da coluna On Tech do jornal New York Times declara que a força na internet é do app chinês.
Com precisão ela pontua diferenciais importantes sobre o TikTok. “É a primeira fonte de entretenimento nascida e construída para a era dos smartphones - e pode mudar tudo”.
É também a primeira vez – isso também é importante – que os americanos consideram que empresas americanas nem sempre governam a internet.
Outra análise da colunista: o TikTok pode parecer familiar, mas tem uma alma diferente de outras redes sociais que o antecederam.
É uma expressão do que as pessoas estão sentindo. Um vídeo do TikTok me dá uma noção da essência de alguém, em conjunto de nossa essência coletiva”.
Gillian Tett, da revista do Financial Times, escreveu um artigo elucidativo sobre como a internet está mudando o protesto.
A análise passa pelos feeds na timeline de suas filhas e nos mostra que influencers que costumam escrever sobre cuidados para a pele agora ensinam como se prevenir das bombas de gás lacrimogêneo.
E que adolescentes (mas não só) de classes médias altas britânicas prestam solidariedade e engajamento via TikTok.
Na rede social, dicas úteis em tempos de protesto se propagam em segundos ao redor do mundo, como postagens para adolescentes colocarem seus celulares no modo avião para evitar serem rastreados.
O que já seria possível antever como duradouro e impactante nesses novos ventos na internet? Que a juventude americana se torna mais politizada e que a internet está mudando a dinâmica do protesto”, diz a jornalista do Financial Times.
Que o TikTok tem muitos dos problemas familiares à internet, como excesso de coleta de dados, perseguição e desinformação prejudicial.
Há políticos americanos que temem que o TikTok seja um canal para a China desviar dados dos americanos (o que é negado pelo app), observa a colunista do NYT.
Ela ressalta não saber se os medos são válidos, mas diz que a rede chinesa é definitivamente um “mind bender” (controlador de mente).
E é também um dos primeiros serviços de internet chineses que é mundialmente popular.
Feito para pessoas que nunca assistiram TV, ela avalia que o TikTok “pode estar reconectando o entretenimento, dando à próxima geração de ativistas novas maneiras de contar histórias e desafiando a ordem global da Internet”.
(Congresso em Foco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.