quarta-feira, 2 de junho de 2021

ALUNO E PROFESSORA DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNIFACISA PUBLICAM ARTIGO NO BRAZILIAN JOURNAL OF HEALTH REVIEW

O aluno Guilherme Faustino da Silva e a professora Amanda Gonçalves Lopes Coura, do curso de Nutrição da Unifacisa, publicaram um artigo no Brazilian Journal of Health Review.

O artigo é intitulado ‘Intervenção nutricional com ênfase na suplementação de vitamina D, proteína do soro do leite e aminoácidos essenciais na melhora da saúde muscular em idosos sarcopênicos: uma revisão de literatura’.
O trabalho trata-se de uma revisão de literatura sobre como a intervenção nutricional, por meio da suplementação de proteínas e vitamina D, pode atuar na melhora da saúde muscular em idosos que sofrem com a perda de força e função, o que caracteriza sarcopenia.
Com o aumento do número de casos de quedas e fraturas em idosos, nas quais grande parte dessa população sofre com deficiências nutricionais devido ao consumo inadequado de nutrientes, como proteínas, vitaminas e aminoácidos, que são essenciais para uma melhora da saúde muscular. É papel fundamental dos nutricionistas, realizar estratégias nutricionais para suprir as necessidades dos pacientes, proporcionando a eles uma melhora da sua qualidade de vida”, comentou Guilherme Faustino.
Para a pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica, com artigos científicos que tratassem da temática publicados nos últimos 5 anos.
A partir da análise dos artigos científicos selecionados, pôde ser observado que a intervenção nutricional de maneira correta se mostrou eficaz para a melhora da qualidade de vida em idosos, aumentando sua força e função muscular.
O nutricionista possui um papel de extrema importância na melhora da saúde muscular em idosos sarcopênicos, utilizando estratégias nutricionais, como por exemplo a suplementação de Vitamina D, Proteína do soro do Leite e Aminoácidos essenciais, de maneira correta, pode-se melhorar a qualidade de vida do paciente, reduzindo o risco de quedas, fraturas e mortalidade decorrentes, consequentemente, dando a eles uma maior independência no dia-a-dia”, concluiu a professora Amanda Gonçalves.
(Por UniFacisa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.