segunda-feira, 28 de junho de 2021

EMPRESA REGISTRA MARCA COM NOME DO SÃO JOÃO DE CAMPINA E PREFEITURA ESTUDA ENTRAR NA JUSTIÇA

A primeira edição do São João de Campina Grande aconteceu em 1983.
A festa começou a ganhar destaque na gestão do ex-prefeito e poeta Ronaldo Cunha Lima, após a construção do Parque do Povo; e, aos poucos, ficou conhecida em todo o país como “o Maior São João do Mundo”.

Mas a marca, ao que parece, pode nunca ter sido registrada – embora fosse de conhecimento público em todo o país.
A empresa que promove a festa há alguns anos, a Meadow Promo Serviços de Eventos e Estruturas LTDA – ME, decidiu registrar junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) a marca “Campina Grande O Maior São João do Mundo”.
O registro foi concluído em janeiro deste ano, mas a prefeitura só tomou conhecimento do fato na última sexta-feira, conforme o procurador geral do município, Aécio Melo.
O município estuda a possibilidade de acionar a Justiça para derrubar o registro.
Nós vamos discutir administrativamente e se for preciso judicializar. É fato notório que a expressão é usada há muito tempo por Campina”, argumentou Aécio Melo.
A Procuradoria também vai encaminhar o caso para o Ministério Público, já que a expressão faz parte do “patrimônio cultural” da cidade.
Na prática, caso o registro seja mantido, qualquer pessoa ou instituição que utilizar a marca registrada terá que pagar pelo uso – ou poderá ser responsabilizada pela ‘utilização indevida’.
(Por Pleno Poder – Jornal da Paraíba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.