terça-feira, 30 de novembro de 2021

EM PROTESTO, ESTUDANTES DE MEDICINA BLOQUEIAM VIA EM CAMPINA GRANDE

Estudantes de uma Universidade privada de Campina Grande se reuniram na tarde desta segunda-feira (29/11) para a realização de protestos para denunciar aumentos sucessivos nas mensalidades do curso de medicina.

Alguns estudantes alegaram que, mesmo com a pandemia, não houve desconto e agora o valor aumentou consideravelmente.
Por conta dessas demandas, um grupo de manifestantes foi até a instituição protestar.
Segundo os alunos, os portões foram fechados e eles tiveram que fazer a manifestação do lado de fora.
Com balões pretos e vestidos de roupas escuras, eles acabaram bloqueando uma das faixas da rodovia BR-230 e o trânsito ficou lento.
Após o protesto, o Centro Universitário Unifacisa emitiu uma nota afirmando que mantém a transparência nas informações sobre o reajuste de 6,5% nas mensalidades do curso de Medicina.
Confira:
A maior parte das despesas da Unifacisa aumenta com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), cujas variações foram, respectivamente, de 10,67% (dez, vírgula sessenta e sete por cento) e 21,74% (vinte e um, vírgula setenta e quatro por cento).
O primeiro, que reflete a inflação dos preços de produtos mais comuns, cresceu acima do reajuste escolar proposto, enquanto que o segundo, relacionado à alteração de preços mais específicos como os aluguéis, subiu quase três vezes em comparação com aquele.
Além disso, os insumos de manutenção, produtos de laboratórios e equipamentos são importados do exterior e, por conseguinte, estão indexados ao dólar que, por sua vez, sofreu a maior valorização em cima do real que se desvalorizou mais de 7,5% (sete e meio por cento) em relação à moeda norte-americana apenas em 2021.
Para conhecimento, o reajuste de mensalidade é previsto em contrato e está de acordo com a legislação brasileira, que regulamenta essa prática escolar.
A Unifacisa reforça a transparência das informações para a comunidade e o compromisso com a excelência de ensino, permanecendo à disposição dos alunos para quaisquer dúvidas adicionais”.
(T5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.