terça-feira, 21 de dezembro de 2021

IPC DA PARAÍBA RECEBE CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE EXCELÊNCIA DA ONU

O Instituto de Polícia Científica (IPC) da Polícia Civil da Paraíba acaba de receber uma Certificação Internacional de Excelência, expedido pelo Escritório sobre Drogas e Crimes, da Organização das Nações Unidas (ONU).

O documento é uma referência aos quatro anos consecutivos em que exames realizados pelo IPC/PB são concordantes em nível mundial.
A ONU realiza um acompanhamento da qualidade dos trabalhos executados por órgãos de perícia dos seus estados-membros.
A cada seis meses, esses órgãos recebem amostras do Escritório sobre Drogas e Crimes, que devem ser periciadas pelos estados-membros e remetidas novamente ao Escritório, localizado em Viena, na Áustria.
O IPC da Paraíba realizou análises de drogas no laboratório de João Pessoa.
Quanto às análises de toxicologia, os ensaios foram realizados em laboratórios de João Pessoa e de Campina Grande.
Para poder lograr êxito na certificação, o órgão de perícia tem que ter a proficiência testada em quatro ensaios seguidos. Então, de 2018 a 2020, nós participamos desses testes e conseguimos os resultados satisfatórios, atestados pela ONU”, disse o gerente de Toxicologia do IPC da Paraíba, Rony Costa.
De forma resumida, os exames toxicológicos são feitos para identificar a presença de substâncias diversas no organismo humano.
Comprovar se uma pessoa fez uso de drogas ou medicamentos, por exemplo”, explicou Rony.
DROGAS
Já os exames periciais feitos diretamente nas substâncias apreendidas, como no caso de entorpecentes, são fundamentais para comprovar o crime de tráfico de drogas, por exemplo.
São as situações, por exemplo, de quando as polícias prendem pessoas com certas quantidades de substâncias semelhantes a maconha ou cocaína. É preciso comprovar cientificamente que aquele produto, realmente, se trata de droga. Caso contrário, não haverá crime”, afirmou Lúcia Rejane, gerente responsável pelo laboratório de drogas do IPC da Paraíba.
ONU
No site da ONU, o órgão informa que “o programa International Collaborative Exercises (ICE) visa auxiliar laboratórios de teste de drogas em todo o mundo na avaliação de seu próprio desempenho e na tomada de ações corretivas, quando apropriado. A participação em tais exercícios colaborativos, comparações interlaboratoriais ou testes de proficiência é um dos elementos essenciais para a implementação de um sistema de gestão da qualidade do laboratório e, em última instância, para a acreditação.”
(Por Assessoria PC – Paraíba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.