quinta-feira, 2 de junho de 2022

PB TEM REDUÇÃO DE 77% DA MORTALIDADE MATERNA

A Paraíba reduziu a mortalidade materna* em 77%, comparando com os dados do mesmo período de 2021.
De janeiro a maio de 2022, o Estado contabilizou 8 óbitos maternos.

No ano anterior, o acumulado era de 35 mortes.
Ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), como a criação do Centro Estadual de Regulação Hospitalar (CERH) para a obstetrícia e o investimento de “7 milhões de reais” em equipamentos para a rede materno-infantil, colaboraram para esta significativa redução.
Em março deste ano, o CERH ampliou os serviços para atuar na obstetrícia, regulando leitos na linha materno-infantil, tornando o processo mais rápido e seguro.
O objetivo do serviço é canalizar as solicitações de forma a disponibilizar o leito para as usuárias e, assim, organizar o fluxo e reduzir os índices de mortalidade materna.
A secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, explica que a unificação do fluxo de regulação torna o processo mais equânime e oportuno, pois pode prestar a assistência aos casos graves o quanto antes, reduzindo o tempo de espera.
Desde a implantação, o serviço de regulação obstétrica já realizou 4.171 regulações, sendo 1.428 na 1ª Macrorrgião de Saúde, 1.963 na 2ª Macro e 780 na 3ª Macrorregião.
*Morte Materna é o óbito de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez.
É causada por qualquer fator relacionado ou agravado pela gravidez ou por medidas tomadas em relação à ela. 
(Por Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.