terça-feira, 30 de agosto de 2022

PF INVESTIGA ESQUEMA CRIMINOSO DE VENDA DE MINERAL BETONITA

Cerca de 40 Policiais Federais cumpriram nesta terça (30/08) 11 Mandados de Busca e Apreensão nos municípios de Cubati, Soledade, Olivedos e Campina Grande com objetivo de desarticular uma associação criminosa voltada para a extração e comercialização ilegal do mineral bentonita desde 2012 e lavagem de dinheiro.

Os Mandados foram expedidos pela 6ª Vara Federal em Campina Grande.
De acordo com nota da PF, a investigação teve início em 2018 a partir de Relatórios de Fiscalização da Superintendência de Administração e Meio Ambiente no Estado da Paraíba – SUDEMA/PB, tendo sido desvelado (cuidadoso) um esquema de extração ilegal do minério bentonita no município de Cubati com posterior venda para empresas beneficiadoras instaladas em Soledade.
Foram, ainda, coletados indícios de que as empresas podem estar utilizando artifícios para dar aparência de legalidade e, assim, revender os bens no mercado nacional a preço abaixo do valor de mercado.
Os investigados responderão pelos crimes de extração ilegal de recursos minerais e exploração de mineral e matéria-prima da União bem como lavagem de dinheiro, previstos, respectivamente nos artigos 55 da Lei 9.605/98, art. 2º caput da Lei 8.176/91 e artigo 1º da Lei 9.613/98.
(www.renatodiniz.com. Informações: PF)
Fotos: PF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.