sexta-feira, 9 de setembro de 2022

PREFEITURA PROMOVE OFICINA DE GRAFFITI PARA GRUPO DE ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

No início desta semana, 12 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, e que são acompanhados pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS I, II e III, da Prefeitura de Campina Grande por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizaram trabalhos de grafitagem no muro do Centro de Zoonoses no Bairro Bodocongó.

A atividade é resultado de oficinas realizadas durante quatro encontros no Creas I, situado no Bairro  Catolé, em agosto, com aulas teóricas sobre noções de desenho, criação de layout e elementos do graffiti (que se refere à frases ou desenhos feitos em muros ou paredes de locais públicos) e, mostrando a técnica como uma arte.
Os adolescentes são acompanhados em meio aberto, no período de 6 meses a 1 ano pelos Creas, onde realizam diversas atividades, entre elas, o graffiti.
O projeto é fruto de um trabalho intersetorial, envolvendo as Secretarias de Assistência Social (Semas), de Educação (Seduc). 
As aulas foram ministradas pelo professor Tiago Vinicius, da Secretaria de Educação, que conduziu e aperfeiçoou a ideia repassada pelas coordenações dos CREAS.
Segundo o professor, a experiência artística permite ao adolescente, enquanto indivíduo, controlar sua possível revolta e converte suas experiências em obras.
A arte é antes de tudo, um instrumento que colabora com o processo de humanização, seja desenvolvido durante, ou após a medida socioeducativa ser cumprida.
Ensinar para esses adolescentes, é mostrar que existe uma outra realidade de mundo, e dessa forma, mostrar que eles podem enxergar o grafitti como caminho para novas possibilidades e oportunidades de recomeçar a vida, e isso é o mais importante, em todo esse trabalho de grafitagem”, reforçou o professor.
Segundo Andreza Ciliata, coordenadora do Creas I, a preocupação da Prefeitura, por meio dos CREAS, é oferecer um novo projeto de vida para esses adolescentes.
A ideia é possibilitar mais ferramentas para que esses adolescentes possam viver livres da marginalização, passando a serem aceitos e reinseridos no meio social, familiar e comunitário, e esse tem sido o nosso maior objetivo, ver todos eles inseridos no convívio social e em atividades que o ajudem a serem pessoas melhores”, concluiu a coordenadora.
A pintura iniciada no muro do Centro de Zoonoses, será concluída na próxima semana e deve contemplar em breve, outros equipamentos da Prefeitura de Campina Grande.
(Por Codecom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.