sábado, 17 de dezembro de 2022

NOVO GOVERNO LULA TERÁ 37 MINISTÉRIOS, ANUNCIA FUTURO CHEFE DA CASA CIVIL

*Ministro afirmou que não haverá criação de cargos, apesar do desmembramento das pastas
O futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse neste sábado (17/12) que o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será composto por 37 ministérios a partir de 2023.

A informação foi divulgada pelo governador da Bahia após reunião sua com Lula, com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e com o próximo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.
Neste momento, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o Executivo está separado em 23 pastas.
Costa afirmou QUE NÃO HAVERÁ CRIAÇÃO DE CARGOS, apesar do desmembramento das pastas.
"Foi um pedido do presidente, que foi, ao desmembrar os ministérios, não haver ampliação de cargos. Ou seja, o custo e o volume de gastos se manter independente da quantidade de ministérios. Então nós estamos finalizando a estrutura com 37 ministérios", disse o futuro ministro da Casa Civil.
Ele também esclareceu que os ministérios da Pesca, Cidades e Esporte retornarão, e que pastas ainda mais específicas serão criadas, como as dos Povos Originários e Gestão.
Costa disse também que o atual ministério da Infraestrutura será desmembrados em dois: transportes, responsável por cuidar de rodovia e ferrovias; e portos e aeroportos.
Já o ministério da Economia será dividido em Fazenda, Planejamento, Gestão e Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
O futuro ministro-chefe da Casa Civil disse que o modelo utilizado para escolher a divisão de pastas foi o segundo mandato do petista, que se encerrou com 37 ministérios.
Rui Costa disse que Lula deve divulgar o nome dos futuros ministros ao longo da próxima semana.
(Por Yahoo!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.