sábado, 21 de janeiro de 2023

LULA DEMITE COMANDANTE DO EXÉRCITO

(Exército: Sai Júlio, entra Tomás)

*General Júlio César de Arruda havia assumido o cargo ainda no governo Bolsonaro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu neste sábado (21/01) o general Júlio César de Arruda do cargo de comandante do Exército.

O substituto será o atual o comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva.
Ele comandava a região desde 2021.
Antes de ser demitido, Júlio César Arruda participou nesta sexta-feira (20) de uma reunião, no Palácio do Planalto, com Lula, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, e da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.
Transição
Júlio César de Arruda havia assumido interinamente o comando do Exército em 30 de dezembro do ano passado, ainda no governo Jair Bolsonaro.
Foi um acerto com a equipe de transição de Lula com a gestão anterior para que a troca do comando ocorresse antes da posse do novo governo.
Arruda foi confirmado no cargo pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, no dia 6 de janeiro deste ano.
TOMÁS MIGUEL RIBEIRO PAIVA
Nascido na cidade de São Paulo, Tomás Miguel Ribeiro Paiva iniciou a carreira militar em 1975, quando entrou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP).
Atuou em misssão do Exército no Haiti e foi Comandante da Força de Pacificação da Operação Arcanjo VI, no Complexo da Penha e do Alemão, no Rio de janeiro (RJ), em 2012. 
Também foi ajudante de Ordens do Presidente da República e Assessor Militar do Brasil junto ao Exército do Equador.
O general também chefiou o Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília, e comandou a 5ª Divisão de Exército, em Curitiba (PR).
(Do g1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.