terça-feira, 31 de janeiro de 2023

NOVO GOLPE NO CARTÃO: ENTENDA COMO FUNCIONA FRAUDE NO PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO E SAIBA COMO SE PROTEGER

Cibercriminosos desenvolveram novas variações de um programa que infecta maquininhas de cobrança e provoca o bloqueio de pagamentos via aproximação, no celular ou no cartão físico.
ENTENDA O GOLPE...

*Criminosos entram em contato com lojistas se passando por funcionários de empresas responsáveis pelas maquininhas.
Com a desculpa de que se trata de uma manutenção, eles pedem que os lojistas acessem um link por meio do computador onde fica o sistema do aparelho;
*Quando lojistas clicam no link, a quadrilha instala um vírus que dá acesso remoto à maquininha;
*As máquinas infectadas passam a detectar e impedir a cobrança por aproximação, exibindo uma mensagem falsa de erro, que pede para que o consumidor insira um cartão físico, a fim de fazer o pagamento. 
Nem o lojista e nem o cliente percebem que se trata de um golpe;
*Ao usar o cartão físico, a vítima tem os dados capturados, e o cartão pode ser clonado.
As informações foram divulgadas pela Kaspersky, especializada em cibersegurança, nesta terça-feira (31/01).
De acordo com os pesquisadores da empresa, a quadrilha brasileira é a primeira a conseguir realizar fraudes com essa tecnologia de transação.
E os criminosos conseguem fazer compras mesmo com cartões protegidos por chip e senha.
VEJA COMO SE PROTEGER.
Por que bloquear a compra por aproximação?
Esses bandidos já conseguiam clonar cartões a partir de maquininhas infectadas, segundo a Kaspersky, por meio do programa malicioso instalado na hora da falsa manutenção.
O novo golpe é um refinamento do antigo: a novidade é que o programa, agora, consegue detectar e bloquear compras por aproximação.
Mas por que isso interessa aos criminosos?
Acontece que as compras por aproximação ("contactless"), seja com cartões ou no celular, têm um recurso que aumenta a segurança para o usuário: cada transação gera um número novo de cartão, que é diferente do cartão físico.
E esse número só vale para aquele pagamento.
Como os criminosos querem capturar dados que possam ser usados depois, eles precisam do número do cartão físico, que só muda se a pessoa cancelar ou trocar de cartão.
Por isso é que, ao detectar que uma transação será pelo modo de aproximação, a máquina infectada bloqueia essa operação e obriga o uso do cartão físico.
COMO SE PROTEGER
*O consumidor que se deparar com a situação deve buscar alternativas, como pagamento via PIX ou dinheiro;
*Sempre verifique os comprovantes de valores emitidos nas faturas de cartão; caso existam gastos indevidos, entre em contato com a instituição financeira responsável e faça um boletim de ocorrência;
*Lojistas devem redobrar a atenção com qualquer solicitação que peça para verificar suas maquininhas.
Antes de fazer o download de algum software solicitado, devem entrar em contato com a empresa do cartão para saber se aquilo é de praxe ou se algo está errado.
(Do g1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.