sexta-feira, 17 de março de 2023

COMPRA DE VOTOS EM AREIA DE BARAÚNAS: PF CUMPRE MANDADOS NO SERTÃO

Trinta policiais federais cumpriram sete Mandados de Busca e Apreensão em Areia de Baraúnas, Passagem e salgadinho, no Sertão paraibano.
Os Mandados foram expedidos pela 65ª Zona Eleitoral de Patos.

A investigação apura transferências irregulares de eleitores, compras de votos e associação criminosa, ocorridas nas eleições municipais do ano de 2020 no município de Areia de Baraúnas.
De acorçoo com a PF, em tese, caracterizando inscrição fraudulenta e associação criminosa.
Conforme nota da Polícia Federal, “chamou a atenção dos investigadores o fato de o município de Areia de Baraúnas ter registrado mais eleitores do que propriamente habitantes nas eleições de 2020, tendo inclusive a diferença entre a chapa vencedora e a perdedora para o cargo executivo sido de apenas 26 votos, de modo que a transferência irregular de eleitores e as compras de votos apuradas foram relevantes para o resultado do pleito”.
Também foi determinada as quebras dos sigilos bancários de todos os investigados, com o objetivo de apurar as citadas compras de votos.
Os alvos da operação denominada “Grãos de Areia” foram o prefeito do município, Antônio Gerônimo Duarte Macedo (Toinho), a vice-prefeita, Rosicleide Porfirio da Silva Alves (Nova) e quatro vereadores.
Um funcionário da prefeitura de Areia de Baraúnas também está sendo investigado.
Chamou a nossa atenção desde o início o fato de o município ter mais eleitores que habitantes. Durante os dois anos de investigação, colhemos alguns elementos suficientes, inclusive com extratos bancários, de que essas pessoas investigadas pagam do próprio bolso a transferência desses eleitores para votar em Areia de Baraúnas. Pegamos depoimentos desses eleitores confirmando que tiveram seus votos comprados por esses candidatos, hoje políticos eleitos e isso alterou de fato o resultado das eleições naquele município”, disse o delegado da PF, Rafael Vasconcelos.
(Por www.renatodiniz.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.