sexta-feira, 17 de março de 2023

EM MONTADAS: MULHERES ARRASAM NA MARCHA PELA VIDA E PELA AGROECOLOGIA

No dia Nacional da Conscientização das Mudanças Climáticas, as mulheres agricultoras paraibanas invadiram o Centro de Montadas, no Agreste.
Foi uma festa e um dia de alerta.

Nesta quinta (16/03) a Marcha Pela Vida das Mulheres e Pela Agroecologia encontrou mais um porto seguro para as suas reivindicações.
A interação, o dinamismo, a organização e empatia demonstram o peso desse evento que movimenta e mobiliza uma cidade.
Montadas foi escolhida, conforme as organizadoras, por ficar  numa região da Borborema Agroecológica que faz limite com municípios onde as empresas já têm licenças emitidas pelo Estado para instalar os parques eólicos e usinas fotovoltaicas.
O sindicato rural do município de Montadas não só deu apoio como foi parte importante no evento.
A prefeitura de Montadas também deu importante contribuição logística a Marcha disponibilizando transporte no município e estrutura de algumas secretarias.
Foi um evento que movimentou o município, atraiu a atenção, movimentou o comércio. Sabíamos da importância desse momento. Foram mais de 4 mil mulheres num díade festa, de reivindicações”, pontuou o prefeito Jonas.
A Marcha se concentrou na Praça Josefa Tavares e depois percorreu algumas ruas centrais.
A 14ª edição da Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia denuncia a contradição na produção industrial da energia renovável: tida como limpa, ela empobrece e adoece as famílias rurais e, ainda, as expulsa do campo.
As participantes ainda puderam contar com um show da cirandeira Lia de Itamaracá.
(Por www.renatodiniz.com)
Fotos: Ricardo Junior e organização do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.