quinta-feira, 16 de março de 2023

CORONEL DIZ QUE GOLPISTAS VIVIAM MUNDO PARALELO: “PESSOA DISSE QUE ERA ET”

O coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, ex-chefe do Departamento Operacional da PM-DF, disse que bolsonaristas acampados no QG do Exército em Brasília viviam "em um mundo paralelo".

O QUE ACONTECEU:
*Manifestantes só consumiam as informações que eram geradas e divulgadas no acampamento.
*Segundo Naime, eles estavam "na bolha".
*O coronel é acusado por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro.
*Ele presta depoimento na CPI dos Atos Antidemocráticos, na Câmara Legislativa do DF.
*Naime alegou que as informações que chegavam pela inteligência das forças de segurança eram que o movimento golpista perdia força.
*Acreditava-se que, com a posse de Lula, o acampamento iria naturalmente acabar
'MÁFIA DO PIX' ATUAVA EM ACAMPAMENTO GOLPISTA EM BRASÍLIA.
Segundo Naime, havia comércio ilegal no local, com tendas que eram alugadas por até “600 reais” para que ambulantes as usassem durante o dia.
"Tínhamos denúncias da 'máfia do Pix', que eram várias lideranças dentro do acampamento. Não temos [nomes dessas pessoas], mas elas ficavam no acampamento e era o tempo inteiro pedindo para as pessoas que estavam ali que fizessem Pix para manter o acampamento."
DESENTENDIMENTO ENTRE BOLSONARISTAS
"Uma grande discussão que tinha era de um grupo querendo descer para Esplanada [no dia 8] e outro grupo ficar em frente ao Quartel. E a discussão dos que queriam descer, contra os que queriam ficar, era justamente essa questão do Pix."
Coronel alegou que Exército impediu tentativas de conter o ato golpista e que em um episódio foi inclusive retirado do Setor Militar.
"Fui acessar a área onde toda a população estava acessando, fardado, com patrulheiro do lado, mas fui abordado por um soldado que botou a mão no meu peito, me proibiu de entrar, chamou o GSI, a comando do capitão Roma. A população veio correndo, veio um sargento me apontando o dedo na cara, me mandando sair, a população começou a me xingar e fui colocado para fora."
Escutei relatos que falei: 'Não é possível que essa pessoa está me falando isso'. Teve uma pessoa que me abordou um dia e falou para mim que era um extraterrestre, que estava ali infiltrado e, assim que o Exército tomasse, os extraterrestres iam ajudar a tomar o poder."
POR QUE ELE FOI PRESO?
*Naime Barreto foi preso em fevereiro por suspeita de omissão antes e durante as invasões às sedes dos Três Poderes após ter sido afastado do Departamento Operacional da PM-DF no dia 10 de janeiro.
*O coronel retardou propositalmente a linha de contenção da PM, segundo o ex-interventor da Segurança Pública do Distrito Federal Ricardo Cappelli.
*Capelli disse ter visto com os "próprios olhos" os comandados por Naime Barreto avançando "lentamente" contra os golpistas.
(Do Uol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.