quarta-feira, 22 de março de 2023

LULA NA PARAÍBA NESTA QUARTA, 22...

O presidente Lula esteve hoje (22/03) pela manhã na Paraíba.
Ele veio para a inauguração do Complexo Renovável Neoenergia - Parque Eólico Chafariz, em Santa Luzia, no Sertão da Paraíba.

Lula desembarcou no aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, e depois seguiu de helicóptero para Santa Luzia.
O Senador e vice-presidente do senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB) veio com Lula direto de Brasília.
Segundo Veneziano, o parque representa mais de 30% da geração de energia da Paraíba.
Atualmente 54% da energia elétrica produzida no Brasil é oriunda de usinas hidrelétricas.
A eletricidade fornecida por meio de geradores eólicos e fotovoltaicos corresponde a apenas 13,11% e 4,3%, respectivamente.
“Com a promessa de realizar uma transição energética e eliminar a produção de energia produzida por meio de combustíveis fósseis, o governo Lula se comprometeu em investir na geração de energias renováveis, como a solar e a eólica”, disse o Senador, ao destacar a importância da obra.
O governador João Azevêdo estava no João Suassuna e seguiu com o presidente para Santa Luzia.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e diretores da Neoenergia também participaram da inauguração do primeiro parque híbrido de energia renovável do país.
João Azevêdo reforçou o trabalho do Governo do Estado para atrair novos investimentos com o ICMS zero para empreendimentos de energia solar e eólica em contratos que são honrados pelo Estado.
Ele também pontuou o ambiente de negócios propícios para novas empresas.
O estado da Paraíba tem priorizado com isenção de impostos, agilização dos processos de licenciamento ambiental e infraestrutura dos parques, que são importantes na geração de empregos e na distribuição de renda nos municípios na região”, ressaltou. 
Já o prefeito Bruno recepcionou o presidente e solicitou audiência para tratar de demandas de Campina Grande
Além de explicar que seu gesto cumpre institucional de cortesia, Bruno revelou em entrevista que, durante sua conversa com Lula, solicitou uma audiência para tratar de demandas do Município no âmbito do governo federal.
O presidente mostrou-se receptivo à proposta e orientou a assessoria a agendar o compromisso, com a participação da bancada paraibana.
Há a perspectiva da reunião no Palácio do Planalto ocorrer já na próxima semana.
Os três principais pleitos a serem apresentados em favor da cidade a Lula, durante a audiência: apoio à construção do Hospital Materno-Infantil, a reativação da linha férrea – com prioridade neste momento ao trecho entre a sede do Município e o Distrito de Galante – e, por fim, liberação de recursos para obras de macrodrenagem para a continuação do Canal do Prado.
Todas essas demandas, explicou o prefeito, já estão em tramitação nos ministérios.
Durante a recepção, desembarcaram com o presidente da República os senadores Veneziano Vital e Daniella Ribeiro (PP), além dos deputados federais Damião Feliciano (PDT), Gervásio Maia (PSB) e Murilo Galdino (Republicanos).
O PARQUE
O Parque Eólico Chafariz conta com 136 aerogeradores. 
A potência total instalada é de mais de 471,25 megawatts (MW). 
Além disso, o complexo tem uma usina solar com 228 mil painéis e potência instalada de 149,2 MWp, em uma área de cerca de 462 hectares.
O investimento para a implantação do complexo foi de R$ 3,5 bilhões e contribuirá significativamente para a segurança do setor elétrico e do sistema energético de transmissão nacional.
(Por www.renatodiniz.com com assessorias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.