terça-feira, 14 de março de 2023

PF INVESTIGA DESEMBARGADOR E FILHO SUSPEITOS DE VENDEREM SENTENÇAS PARA TRAFICANTES

Na manhã desta terça-feira (14/03) a Polícia Federal deflagrou a Operação Habeas Pater para combater crimes de corrupção ativa e passiva.

Entre os principais alvos da ação estão o desembargador federal Cândido Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, e o filho, o advogado Ravik de Barros Bello Ribeiro.
Os dois são suspeitos de terem atuado na "venda de sentenças" para uma organização criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas.
Até o momento, as equipes apreenderam dinheiro em endereços ligados aos investigados.
Cândido Ribeiro foi nomeado juiz do TRF-1 em 1996 "após ter sido indicado, em lista tríplice, por merecimento", segundo consta no site do tribunal.
Já Ravik é sócio de um escritório de advocacia em Brasília.
Ele também foi servidor concursado do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do INSS; trabalhou como assistente Parlamentar no Senado; e foi representante do governo no Conselho de Recursos da Previdência Social.
Por meio de nota, a corporação informou que "estão sendo cumpridos 9 mandados de busca e apreensão na cidade de Brasília, 7 mandados de busca e apreensão na cidade de Belo Horizonte e 1 mandado de busca e apreensão na cidade de São Luís".
Os mandados contra o desembargador e o advogado foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Caso sejam condenados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, pai e filho poderão ser condenados a até 12 anos de prisão.
OPERAÇÃO FLIGHT LEVEL 2
Ravik e Cícero são suspeitos de vender sentenças para investigados da "Operação Flight Level 2", deflagrada pela PF também nesta terça-feira.
De acordo com as investigações, empresários do setor de táxi aéreo estavam usando aeronaves que saíam da capital mineira para transportar drogas para fora do Brasil.
Estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em BH e região metropolitana, São Paulo e Florianópolis, além de 5 mandados de prisão preventiva e 5 de prisão temporária.
A Justiça também autorizou o sequestro de 17 veículos e 7 imóveis; e contas bancárias de 34 pessoas físicas e jurídicas foram bloqueadas.
Os detidos responderão pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
As penas, somadas, podem chegar a 38 anos de prisão.
PF APREENDE R$ 270 MIL
Durante a operação, agentes da PF encontraram R$ 270 mil em dinheiro vivo em um cofre na casa do advogado Ravik Ribeiro, filho do desembargador do Tribunal Regional da 1º Região Candido Ribeiro.
A quantia foi achada em um imóvel no Maranhão.
(Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.