quarta-feira, 31 de maio de 2023

PREFEITURA VAI DISTRIBUIR MEDICAMENTOS À BASE DE CANNABIS PELO SUS

O prefeito Bruno Cunha Lima sancionou na semana passada a Lei Municipal 8.603/23 que dispõe sobre a política municipal de uso de cannabis para fins medicinais e distribuição gratuita dos medicamentos na cidade.

A utilização e a disponibilização será realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
O medicamento é essencial para pessoas com doenças ou alterações neurológicas como a epilepsia.
A lei é de autoria do vereador Waldeny Santana.
A distribuição fica assegurada pela lei nas “unidades de saúde públicas municipais e privadas, ou conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito do município de Campina Grande”.
A autorização é válida para medicamentos “prescritos à base da planta inteira ou de seus componentes isolados, que contenham em sua fórmula as substâncias ‘canabidiol’ (CDB) e/ou ‘tetrahidrocanabidio’ (THC) e/ou demais componentes presentes no extrato integral da cannabis SSP”.
O secretário de Saúde de Campina Grande, o médico Gilney Porto, explicou que a gestão municipal está fazendo a articulação com as associações credenciadas para a produção dos medicamentos a fim de realizar a parceria e obter os materiais para os pacientes, já que será necessária a emissão de laudos médicos e, talvez, a criação de um ambulatório.
O planejamento é regulamentar e normatizar todo o processo até o ano de 2024 e iniciar o serviço para a população.
O uso do canabidiol foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde desde 2014.
Os produtos também já são comercializados em farmácias particulares.
Uma das propostas da lei, ainda segundo o texto sancionado, é “diagnosticar e tratar pacientes cujo tratamento com a cannabis medicinal possua eficácia e/ou produção cientifica que enseje o tratamento.”
O município tem 839 pessoas que fazem uso das medicações atualmente.
(Codecom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.