quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

BOLSA FAMÍLIA “ESCRAVIZA AS PESSOAS”, DIZ MAIA EM WASHINGTON

Em palestra no centro de estudos Brazil Institute, em Washington, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), afirmou nesta quarta (17/01) que o Bolsa Família "escraviza as pessoas" e criticou as políticas sociais dos governos petistas de Lula e Dilma Rousseff.

"Criar um programa para escravizar as pessoas não é um bom programa social. O programa bom é onde você inclui a pessoa e dá condições para que ela volte à sociedade e possa, com suas próprias pernas, conseguir um emprego", disse Maia.
Para o deputado, o Bolsa Família gera "dependência" e "atrela as pessoas ao Estado" ao não oferecer uma porta de saída – ou  seja, um emprego ou uma possibilidade de estudo.
Maia, que aspira a disputar a Presidência pelo DEM, negou que seja candidato no momento – mas  adotou um discurso combativo em relação à crise fiscal e defendeu a "reestruturação do Estado brasileiro", por meio de reformas como a da previdência.
O deputado fez críticas a políticas sociais que chamou de "sobrepostas" e "improdutivas", e disse que elas precisam ser avaliadas em relação ao seu resultado.
Ele citou em especial o Minha Casa Minha Vida, dizendo que foi "um projeto social mal feito" por não ser acompanhado de outras políticas públicas, como geração de renda para as famílias beneficiadas, saneamento básico e instalação de escolas ou postos de saúde nas proximidades dos conjuntos habitacionais.
"Isso vai acabar transformando esses ambientes como o que houve no Rio de Janeiro, com a Vila Kennedy e a Cidade de Deus", disse.
Maia não chegou a defender, porém, o fim do Bolsa Família, que qualificou como "um programa liberal, que garante igualdade de condições, mas não da forma como foi conduzido pelo PT".
CAMPANHA
Apesar de reticente a admitir uma eventual candidatura, Maia afirmou se colocar como um político de centro, que definiu como "um ponto onde as pessoas entendem a importância do diálogo", e não "uma posição entre a esquerda e a direita".
Para ele, o candidato que defender reformas do Estado – algo  pelo que advogou por inúmeras vezes durante sua palestra - "tem   toda a condição de ser um candidato competitivo".
"Não necessariamente um candidato do presidente [Michel Temer], mas um que defende reformas", disse.
Ainda não está claro quem será o candidato governista ao Planalto, com o apoio de Temer.
No governo, Maia disputa o posto com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que também flerta com a Presidência.
Na palestra, Maia defendeu um ajuste estrutural das contas públicas, além de uma abertura comercial do mercado e sua integração com cadeias globais de produção.
"A boa notícia é que o dinheiro acabou, o que está forçando os debates sobre as prioridades da política pública. Vamos combinar que essa é uma boa notícia. O país vai ter que avaliar e identificar o que funciona", disse.
Maia fez críticas às "velhas formas de condução da política econômica" adotadas no governo de Dilma Rousseff (PT), com "a volta do velho Estado interventor".
Ele defendeu também a simplificação das alíquotas e restrições tarifárias no comércio internacional, além de investimento em infraestrutura para melhorar a competitividade brasileira.
(Estelita Hass Carazzai, de Washington/Folha de São Paulo)

2 comentários:

  1. Será que esse ipócrita,nâo está com medo do Lula?

    ResponderExcluir
  2. O que escravizar o povo e esses ladrão que tar nu poder enganando o povo brasileiro, esse é outro que quer entrar na mídia doido pra mamar no jumento vá se fuder.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.