quinta-feira, 16 de abril de 2020

BOLSONARO DEMITE MANDETTA DA SAÚDE; TEICH ASSUME A PASTA


Apesar do trabalho aprovado por 76% da população, de acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha, durante a crise do coravírus, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi demitido nesta quinta-feira (16/04) pelo presidente Jair Bolsonaro.

O próprio ministro confirmou a informação através do Twitter. "Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros", escreveu Mandetta. A exoneração ainda não foi publicada no Diário Oficial da União.
Mandetta começou a incomodar Bolsonaro desde o início da epidemia do novo coronavírus no Brasil.
De acordo com interlocutores do Planalto, o presidente se incomodou com o fato de o chefe da pasta da Saúde estar "tomando seu protagonismo".
No entanto, o grande racha entre os dois aconteceu após Bolsonaro ignorar as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e clamar pela "volta à normalidade" em um pronunciamento oficial.
A gota d'água também teria sido a entrevista de Mandetta ao Fantástico no último domingo (12) em que defendeu uma "fala única" do governo.
Desde o início da crise, o presidente brasileiro defendia o fim do isolamento e argumenta que as consequências na economia por conta da paralisação seriam ainda mais graves que as da pandemia.
Por diversas vezes, o capitão da reserva fez questão de minimizar a doença, chamando a covid-19 de "gripezinha" e culpando a imprensa por uma suposta "histeria" em torno do tema.
A crise ainda agravou ainda mais a relação do governo com os governadores de Estado, em especial João Doria, de São Paulo, e Wilson Witzel, do Rio de Janeiro, antigos aliados de Bolsonaro.
Entre alguns recuos, o presidente brasileiro acabou mantendo sua posição, indo na contramão do resto do mundo, incluindo de líderes de direita, como o norte-americano Donald Trump e o britânico Boris Johnson, que reconheceram os perigos da pandemia. Mandetta também chegou a recuar, criticando a imprensa e dizendo que alguns governadores estariam "exagerando" com os decretos de quarentena.
No entanto, acabou ficando do que chamou de "lado da ciência" e defendeu as quarentenas, irritando ainda mais Bolsonaro, que afirmava que governadores e prefeitos defendem o isolamento social para prejudicar e economia e, consequentemente, o governo federal.
Após uma série de conversas mais ríspidas, com o ministro inclusive colocando o cargo à disposição em uma discussão no último dia 3, o presidente se reuniu com aliados e determinou a queda de Mandetta, o que acabou não acontecendo naquela semana.
A maior pressão pela saída de Mandetta surgiu da chamada "ala ideológica" do governo, que tem como representantes os ministros Abraham Weintraub, da Educação, e Ernesto Araújo, das Releções Exteriores, além Carlos e Eduardo Bolsonaro, filhos do presidente.
O oncologista Nelson Teich, que se reuniu com Bolsonaro na manhã desta quinta-feira, deve ser o escolhido para assumir o cargo. 
Teich se reuniu com o presidente pela manhã, quando, segundo interlocutores do Planalto, causou boa impressão.
O médico foi consultor da área de saúde na campanha de Jair Bolsonaro, em 2018, e é fundador do Instituto COI, que realiza pesquisas sobre câncer.
Teich teve o apoio da classe médica e contou a seu favor a boa relação com empresários do setor da saúde.
O argumento pró-Teich no Ministério da Saúde é o de que ele trará dados para destravar debates "politizados" sobre a covid-19.
Em artigo publicado no dia 3 de abril em sua página no LinkedIn, o escolhido para a Saúde critica a discussão polarizada entre a saúde e a economia.
"Esse tipo de problema é desastroso porque trata estratégias complementares e sinérgicas como se fossem antagônicas. A situação foi conduzida de uma forma inadequada, como se tivéssemos que fazer escolhas entre pessoas e dinheiro, entre pacientes e empresas, entre o bem e o mal", afirma ele no texto.
(Terra)

6 comentários:

  1. Acabou de mostrar
    Que não quer o bem da população. ..e que quis ser presidente só por 4 anos
    Pois ele não sabe o quanto ele perdeu com essa demissão. ...
    Era pra pegar nele .esse vírus
    E nos empresários que tem como se sustentar...
    Só Vão se acordar quando morrer alguém da família deles
    Antes um deles
    Doque uma da minha....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAIS UM PETISTA DEPENDENTE E TEMEROSO DE PERDER O AUXÍLIO DO FOME ZERO !

      Excluir
  2. O Tribunal Internacional de Justiça, a Corte de Haia, há de punir essa besta por genocídio. A ele e as demais bestas que o seguem. O Brasil vai perder muitas vidas, por culpa dessa besta burra. Lixo humano. Ele e esses vermes analfabetos toscos que o idolatram. Escória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAIS UM PETISTA DEPENDENTE E TEMEROSO DE PERDER O AUXÍLIO DO FOME ZERO !

      Excluir
  3. Dependente de auxílio fome zero é você, chorume da cagada de alguma infeliz. Analfabeto verme. Eu ganho e muito ... bem. Verme burro. Zé serve pra porra nenhuma.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.