quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

AUXÍLIO EMERGENCIAL: PF NAS RUAS DA PARAÍBA ATRÁS DOS FRAUDADORES

Polícia Federal deflagrou nesta quinta (10/12) a “Operação Segunda Parcela”, com ações em oito Estados (Paraíba, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina, Tocantins, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul).

O objetivo é combater às fraudes no Auxílio Emergencial (desarticular ações que causam graves malefícios ao programa assistencial e prejudicaram a população que efetivamente necessita dos valores pagos pelo Governo Federal).
Na Paraíba, a Polícia Federal identificou, na ação de hoje, três células diferentes que atuavam nesse tipo de fraude em Patos, Campina Grande e João Pessoa.
Ainda não é possível afirmar se havia comunicação entre essas células.
De acordo com as investigações, as três células teriam desviado mais de “113 mil reais”, fraudando 171 benefícios, somente entre os meses de maio e junho de 2020.
Ao todo, a PF diligenciou para cumprir nove mandados judiciais, sendo seis de busca e apreensão e três de prisão, em Patos, Campina Grande e João Pessoa.
Cerca de 40 Policiais Federais participaram da operação.
A Polícia Federal alerta à população que todos os pagamentos indevidamente realizados são objeto de análise por parte dos órgãos de controle, inclusive a própria PF.
Quem requereu e recebeu indevidamente parcelas do benefício sem preencher os requisitos do art. 2º da Lei nº 13.982/2020, devem realizar a devolução dos valores sob pena de serem investigados criminalmente.
As apurações partem da análise dos pagamentos indevidos e das tentativas de cadastramento irregulares, os quais são processados por ferramentas de investigação da Polícia Federal em busca de fraudes estruturadas.
Já foram detectados, bloqueados ou cancelados o cadastramento de mais de 3,8 milhões de pedidos irregulares.
Deixaram de sair indevidamente dos cofres públicos, pelo menos, R$ 2,3 bilhões, aí contabilizados apenas os pagamentos de uma parcela de "600 reais" do benefício.
(Por www.renatodiniz.com com PF/PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.