terça-feira, 24 de janeiro de 2023

AGU PEDE NOVO BLOQUEIO DE BENS DE 40 PRESOS POR ATOS GOLPISTAS

A AGU (Advocacia-Geral da União) pediu hoje (24/01) à Justiça Federal do Distrito Federal o bloqueio de bens de 40 pessoas presas em flagrante durante os ataques às sedes dos três Poderes, em 8 de janeiro.

Esta é a segunda ação da AGU contra envolvidos nos atos golpistas —a primeira, apresentada no último dia 12, envolveu 52 pessoas e sete empresas suspeitas de financiarem a ida dos radicais para Brasília.
Agora, a pasta mira os executores dos ataques.
O valor total dos pedidos para bloqueio de bens, tanto dos financiadores quanto dos executores, é de R$ 18,5 milhões e leva em conta os relatórios de estimativas de danos apresentados até o momento pelo Palácio do Planalto, pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Congresso Nacional.
O valor pode ser aumentado caso novos prejuízos sejam contabilizados.
A ação corre em segredo de Justiça. Segundo a AGU, os acusados "participaram ativamente em atos ilícitos dos quais, mais que os danos materiais ao patrimônio público federal objeto desta ação, resultaram danos à própria ordem democrática e à imagem brasileira".
A Advocacia da União pede ainda que a indisponibilidade dos bens recaia sobre imóveis, veículos, valores em contas financeiras e outros bens dos acusados.
GUINADA CONTRA BOLSONARISTAS
Como mostrou o UOL, a AGU passou por uma guinada sob comando do novo advogado-geral da União, Jorge Messias, e agora mira organizadores e financiadores dos atos golpistas na capital federal.
Desde o dia 8 de janeiro, a pasta apresentou sucessivos pedidos tanto ao Supremo Tribunal Federal — assinados diretamente por Messias — como aos tribunais de primeira instância.
Além do bloqueio de verbas, a AGU chegou a pedir a prisão em flagrante do ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, a desmonetização de perfis bolsonaristas e a adoção de medidas para garantir a identificação dos golpistas.
Segundo especialistas e integrantes do MPF, a postura proativa da AGU ocupa um "vácuo" deixado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) nos primeiros dias desde a invasão dos três Poderes e também durante a gestão Bolsonaro.
(Por Uol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.