sábado, 28 de janeiro de 2023

FURTO, AGRESSÕES E ATO OBSCENO: VEJA CRIMES COMETIDOS EM ACAMPAMENTO DE GOLPISTAS

O acampamento montado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, na frente do Quartel-General do Exército, em Brasília, para contestar o resultado eleitoral e pedir um golpe militar registrou ao menos 73 crimes.

A informação consta do relatório divulgado pelo gabinete do interventor federal na Segurança Pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli.
Em dois meses, desde a instalação, em 1.º de novembro, até o desmonte, em 9 de janeiro, o acampamento registrou em média mais de uma ocorrência por dia.
Na lista, há 20 crimes contra a honra, 19 furtos, 13 lesões corporais, seis crimes de dano, três acidentes de trânsito com vítima e um ato obsceno.
Outras 11 notificações não foram especificadas no documento divulgado nesta sexta-feira (27).
O interventor federal atribuiu "centralidade" aos manifestantes do QG nos atos golpistas do dia 8, quando bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, com rastro de destruição pelo Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo Cappelli, o acampamento era um ambiente "onde circularam criminosos", e eventos como a tentativa de explosão de bomba e bloqueio de aeroporto passaram "de uma forma ou de outra" pelo local.
CRIMES NO ACAMPAMENTO
A incidência mais comum, de crimes contra a honra, refere-se a atos de calúnia, difamação ou injúria.
O crime de calúnia pode render de seis meses a dois anos de prisão e multa, segundo o Código Penal, enquanto a difamação tem pena de detenção de três meses a um ano e multa.
A injúria pode render de um a seis meses de prisão ou multa e pode ter a pena aumentada caso haja emprego de violência ou discriminação.
O crime de lesão corporal é punido com três meses a um ano de prisão.
A pena é aumentada quando a violência resulta em um quadro grave ou é cometida contra a mulher.
 Já o dano é considerado crime contra qualquer "coisa alheia", não especificada no documento, e pode render detenção de um a seis meses ou multa - o dano é qualificado quando é cometido contra o patrimônio público.
Também não foram fornecidos mais detalhes sobre os furtos, os acidentes de trânsito com vítima e o ato obsceno descritos na peça.
Os crimes:
19 furtos
20 crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação)
13 lesão corporal e vias de fato
6 danos
3 acidentes de trânsito com vítima
1 ato obsceno
11 outros não especificados
(Por Terra)
Foto: Leonardo Caldas/VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.