segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

LULA GARANTE QUE VENEZUELA E CUBA PAGARÃO DÍVIDA COM BNDES: 'BANCO FOI DIFAMADO'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (06/02) que Cuba e Venezuela vão pagar, durante o seu novo mandato, as dívidas que têm com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

"Eu tenho certeza que, no nosso governo, esses países vão pagar, porque são todos países amigos do Brasil e certamente pagarão a dívida que têm com o BNDES", falou Lula durante cerimônia de posse de Aloizio Mercandante como novo presidente do BNDES, no Rio de Janeiro.
Segundo o petista, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cortou relações com esses países e não cobrou os empréstimos.
Além disso, o mandatário brasileiro disse que a instituição foi “vítima de um processo de difamação” nos últimos anos, especialmente na gestão Bolsonaro.
Lula classificou como mentira as falas sobre:
*A suposta existência de uma “caixa-preta” no banco;
*De que a instituição deu dinheiro para países amigos dos governos petistas;
*De que financiou apenas “meia dúzia” de empresas.
Segundo ele, o BNDES "nunca deu dinheiro para países amigos do governo".
Já sobre os empréstimos a países vizinhos, o presidente afirmou que o BNDES financiou serviços de engenharia de empresas brasileiras em 15 países da América Latina e Caribe entre 1998 e 2017 e que os empréstimos deram "lucro".
"Este banco [o BNDES] foi vitima de difamação muito grave durante o último processo eleitoral. As narrativas, mesmo que mentirosas, valem mais do que verdades ditas muitas vezes. Vivemos nos últimos quatro anos um processo de mentira tresloucada", afirmou Lula.
BANCO CENTRAL
No evento, Lula voltou a fazer duras críticas ao Banco Central. Segundo reportagem do portal g1, ele disse que o Brasil tem uma "cultura" de juros altos que "não combina com a necessidade de crescimento" do país.
O mandatário também falou sobre o Copom (Comitê de Política Monetária) do Bando Central.
Na semana passada, o comitê decidiu manter a taxa de juros em 13,75%, patamar em vigor desde agosto do ano passado.
"É só ver a carta do Copom para a gente saber que é uma vergonha esse aumento de juros e a explicação que eles deram para a sociedade brasileira", disse o petista.
(Por Yahoo!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.