segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

TRÊS PESSOAS SÃO PRESAS PELA PF TENTANDO FRAUDAR CONCURSO DA UFPB

*Sargento da PM é um dos alvos de operação contra fraude em concurso da UFPB
Um sargento da Polícia Militar da Paraíba foi um dos alvos investigados em uma operação deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta segunda-feira (06/02), contra pessoas que teriam tentado fraudar o concurso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cujas provas foram aplicadas neste domingo (05).

A informação foi confirmada pela Polícia Militar.
Segundo a Polícia Militar, a casa do sargento, que seria lotado no 1º Batalhão da PM, foi um dos alvos de busca e apreensão da PF. 
Além da investigação realizada durante a operação, um processo administrativo disciplinar será instaurado para analisar o caso paralelamente no âmbito da PM.
A Polícia Federal não confirmou a qual corporação o investigado pertence, mas o delegado Guilherme Torres, da PF na Paraíba.
Durante a operação, três pessoas foram presas, sendo duas mulheres e um homem.
Outra pessoa teria sido presa pela PF durante o concurso por cumprimento de um mandado de prisão.
INVESTIGAÇÃO
As investigações começaram a partir do cruzamento de dados de denúncias com informações da inteligência da PF, que levaram à identificação dos envolvidos.
Dois mandados de busca e apreensão foram expedidos no plantão da Justiça Federal e foram cumpridos nos bairros do Geisel e Água Fria, em João Pessoa.
Segundo a PF, os suspeitos estavam utilizando pontos eletrônicos para receber as respostas das questões do concurso.
As prisões aconteceram em locais de aplicação das provas no Centro de João Pessoa, sendo duas no período da manhã e uma no período da tarde.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, a organizadora do concurso, o IBFC, está colaborando com as investigações, e não há indícios de fraude generalizada, apenas pontuais e em relação aos suspeitos presos.
"Não foi identificada fraude no certame, então permanece a lisura", disse o delegado Guilherme Torres, da Polícia Federal na Paraíba.
Além das pessoas presas, a PF apreendeu celulares e documentos que podem levar a identificação de outras pessoas envolvidas nas fraudes. 
Os presos foram apresentados à Justiça.
CONCURSO DA UFPB
As provas do concurso aconteceram para mais de 37 mil inscritos, nas cidades de Areia, Bananeiras, João Pessoa, Mamanguape e Rio Tinto.
O concurso da UFPB oferece 92 vagas, em cargos de níveis médio, técnico e superior.
Segundo o edital do certame, o processo vai preencher vagas divididas entre os cargos de Assistente em Administração, Técnico em Tecnologia da Informação, Técnico de Laboratório/Análises Clínicas, Administrador, Contador, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Geógrafo, Nutricionista, Odontólogo, Técnico em Assuntos Educacionais e Terapeuta Ocupacional.
(Do g1 PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.