segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

TERREMOTOS NA TURQUIA E NA SÍRIA DEIXAM MAIS DE 4 MIL MORTOS

Foto: Sertac Kayar

Dois fortes terremotos de grande magnitude atingiram a região da Turquia e da Síria na manhã desta segunda-feira (06/02) deixando um rastro de destruição, mais de 4 mil mortos, 10 mil feridos e milhares de desaparecidos.

Com o primeiro abalo sísmico de magnitude 7,8, que durou cerca de um minuto, muitos edifícios desabaram e obrigaram a população desses locais irem para as ruas mesmo com as baixas temperaturas. 
Horas depois, o segundo tremor, de magnitude 7,5, foi registrado.
Em nota, o Itamaraty informou que, até o momento, não há informações sobre brasileiros entre mortos e/ou feridos na tragédia. 
Foto: SANA/Reuters
O ministério acrescentou que as embaixadas do Brasil em Ancara e Damasco, bem como o consulado-geral do Brasil em Istambul, "estão acompanhando os desenvolvimentos no terreno".
Através da Agência Brasileira de Cooperação, o Brasil irá providenciar formas de oferecer ajuda humanitária aos países. 
Ainda segundo a nota do Itamaraty, por meio do ministério, o governo brasileiro manifestou solidariedade e condolências "aos povos da Turquia e da Síria e às famílias das vítimas".
Os números da tragédia ainda devem subir, uma vez que socorristas seguem vasculhando escombros em busca de mortos e feridos.
O tremor também foi sentido em outros países do Oriente Médio, como Israel e Líbano.
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, lamentou o ocorrido: “Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmaraş e foi sentido em muitas partes do nosso país. Todas as nossas unidades relevantes estão em alerta sob a coordenação da AFAD", escreveu nas redes sociais.
Também segundo Erdogan, o país contabiliza 2,8 mil imóveis desmoronados.
Por meio de um comunicado, o governo dos Estados Unidos disse estar pronto a fornecer assistência, enquanto a União Europeia ativou seu mecanismo de Defesa Civil e já enviou as primeiras equipes de socorro.
"Plena solidariedade às populações de Turquia e Síria após o terremoto desta manhã. Estamos de luto com as famílias das vítimas", afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
(Por Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.