quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

MARCOS DO VAL DIZ QUE PROPOSTA PARA GRAVAR MORAES NÃO PARTIU DE BOLSONARO E DESISTE DE RENÚNCIA

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) mudou de versão e disse, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (02/02) que a proposta para que ele gravasse uma conversa com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sem conhecimento do magistrado, partiu do ex-deputado federal Daniel Silveira, não do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Além disso, ele desistiu da renúncia do cargo, anunciada horas antes.
Após a revista Veja publicar reportagem apontando que Bolsonaro pediu a Do Val que gravasse o ministro Alexandre de Moraes escondido, o deputado voltou atrás e disse que, numa reunião com Silveira e o ex-presidente em dezembro, foi o então deputado que levantou a ideia de gravar Moraes e que Bolsonaro apenas escutou e ficou em silêncio.
Na versão original, detalhada pela revista, Do Val teria recebido de Bolsonaro numa reunião no Palácio da Alvorada proposta para gravar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes.
A ideia seria obter uma declaração comprometedora que pudesse resultar na desmoralização de Moraes e até mesmo sua prisão e impedindo a diplomação de Lula como presidente no TSE.
Na nova versão apresentada por Do Val, a ideia não partiu de Bolsonaro, mas de Daniel Silveira, mas foi apresentada na frente do ex-presidente em reunião no Alvorada.
Coincidentemente, a nova declaração coincide com declarações feitas hoje no Senado por Flávio Bolsonaro que disse não ter visto crime algum no caso e que tudo não passou de ideia de Daniel Silveira.
No Palácio, Bolsonaro, Silveira e Do Val conversaram por 40 minutos.
Foi nesse momento que o plano golpista foi revelado: captar alguma conversa que pudesse comprometer Alexandre de Moraes, a quem Bolsonaro atribuiu à derrota nas eleições.
Do Val ainda ouviu de Silveira que, se fizesse isso, “você será um herói nacional”.
"O que ficou claro para mim foi o Daniel achando uma forma de não ser preso de novo, porque toda hora ele descumpria as ordens do ministro (Moraes). Ficou muito claro que ele estava num movimento de manipular e ter o presidente (Bolsonaro) comprando a ideia dele", afirmou Do Val em entrevista coletiva em seu gabinete no Senado.
RENÚNCIA
O senador, que anunciara em rede social na madrugada que iria renunciar ao mandato, também mudou de ideia.
Disse que Eduardo e Flávio Bolsonaro e outros políticos com quem conversou o convenceram a não abandonar a cadeira de senador.
(Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.