quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

MORRE A JORNALISTA GLÓRIA MARIA

*Ícone da TV faleceu nesta quinta-feira, 2, no Rio de Janeiro

Glória Maria, jornalista e um dos ícones da TV brasileira, morreu nesta quinta-feira (02/02) no Rio de Janeiro.
Em nota, a Rede Globo informou que a morte ocorreu por causa de metástases de um câncer que a jornalista enfrentava.
Ela estava internada no Hospital Copa Star, onde veio a falecer.
"Em 2019, Gloria foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia, e metástase no cérebro, tratada cirurgicamente, inicialmente também com êxito. Em meados do ano passado, a jornalista iniciou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias", diz a nota.
"Glória marcou a sua carreira como uma das mais talentosas profissionais do jornalismo brasileiro, deixando um legado de realizações, exemplos e pioneirismos para a Globo e seus profissionais", acrescenta a emissora.
A jornalista deixa duas filhas, Maria, de 15 anos, e Laura, de 14.
VIDA, CARREIRA E PIONEIRISMO
Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio de Janeiro, filha de pai alfaiate e mãe dona de casa, e se formou em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), curso pago após conseguir um emprego de telefonista.
Ela chegou à Globo em 1970 como radioescuta, ouvindo as frequências de rádios policiais para descobrir pautas.
Já no ano seguinte, 1971, estreou como repórter ao cobrir o desabamento do Elevado Paulo de Frontin (RJ).
Desde então, passou a participar de diversos programas jornalísticos da emissora, como Jornal Hoje, no RJTV e no Bom Dia Rio.
No Jornal Nacional ela começou a traçar uma carreira de pioneirismo ao ser a primeira jornalista a entrar ao vivo no noticiário.
Pelo JN, fez reportagens históricas, como a posse do presidente Jimmy Carter nos Estados Unidos, entrevista com João Figueiredo, último presidente da ditadura brasileira, e a Guerra das Malvinas, sendo a primeira mulher brasileira a cobrir o conflito.
Foi no Fantástico, porém, que Glória Maria deixou sua marca.
Ela foi apresentadora do dominical de 1998 a 2007, e fez reportagens especiais, entrevistas com personalidades como Michael Jackson, Freddie Mercury e Madonna, e realizou muitas viagens que se tornaram marcos de sua extensa e celebrada carreira.
(Por Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.