segunda-feira, 1 de maio de 2023

LULA ANUNCIA SALÁRIO MÍNIMO DE “1.320 REAIS” E AUMENTO DA ISENÇÃO DO IR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou aumento do salário mínimo neste domingo (30/04).
Aproveitando a data simbólica do Dia do Trabalhador, o chefe do Executivo divulgou o reajuste que elevou o valor de “1.302 para 1.320 reais” no mês de maio, que passará a valer a partir desta segunda-feira, 1º.

O anúncio foi feito em seu primeiro pronunciamento em rede nacional de rádio e TV.
O aumento foi uma promessa de campanha de Lula, que enfrentou resistências de autoridades financeiras, já que a elevação deve custar cerca de R$ 4,4 bilhões neste ano.
Além disso, o presidente afirmou que haverá isenção do Importo de Renda para quem ganha até R$ 2.640, isto é, dois salários mínimos.
Em seu vídeo, Lula alfinetou o governo de Jair Bolsonaro (PL), criticando a falta de empregos, e a inflação alta.
"Tudo piorou nos últimos anos. O emprego sumiu, os salários perderam o poder de compra, a inflação subiu, os juros dispararam. Direitos conquistados ao longo de décadas foram destruídos de um dia para o outro. Poucas vezes na história, o povo brasileiro foi tratado com tanto desprezo e teve tão pouco a comemorar. Felizmente, esse mau tempo ficou no passado", afirmou.
O presidente ainda disse que desde o primeiro dia de seu terceiro mandato, "tem trabalhado para reconstruir o Brasil", e garantir os "direitos do povo brasileiro".
Além disso, o chefe do Executivo também destacou que nos próximos dias encaminhará um projeto de lei ao Congresso, que visa tornar permanente a política de valorização do salário mínimo.
NOVO CÁLCULO
Ainda de acordo com o presidente, o salário mínimo também passará a ter uma nova fórmula de reajuste anual, que levará em conta também o crescimento da economia, além da inflação.
O valor do salário mínimo é anualmente revisto para preservar o poder aquisitivo e garantir a sobrevivência financeira dos trabalhadores.
A maneira como o valor é calculado mudou nos últimos anos.
Até 2019, por exemplo, dois fatores eram levados em consideração: o Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), ambos do ano anterior ao reajuste.
A partir de 2020, no entanto, passou a ser reajustado apenas com base na inflação, sem levar em consideração o crescimento da economia.
Agora, conforme anunciou Lula, a fórmula deve mudar mais uma vez. Insatisfeito com a maneira que é feita atualmente, o presidente quer voltar ao modo como o cálculo era feito antes da pandemia, considerando também o PIB brasileiro.
(Por Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.