segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

GOVERNO LULA BARRA TRANSPORTE AÉREO E FLUVIAL EM REGIÃO DE YANOMAMI

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou medidas para impedir o avanço do garimpo ilegal na região dos povos Yanomami em Roraima.

Entre as ações está o impedimento de transporte aéreo e fluvial para interromper o abastecimento de grupos criminosos na área.
A medida foi anunciada em nota divulgada pelo Palácio do Planalto nesta segunda-feira (30/01) após reunião de Lula com ministros.
"As ações também visam impedir o acesso de pessoas não autorizadas pelo poder público à região buscando não apenas impedir atividades ilegais, mas também a disseminação de doenças", diz a nota.
"Dar assistência nutricional e de saúde ao povo Yanomami, com alimentos adequados aos seus hábitos, e garantir a segurança necessária para que equipes de saúde possam exercer suas atividades nas aldeias também estão entre as prioridades. Assim como garantir rapidamente o acesso a água potável por meio de poços artesianos ou cisternas e medir a contaminação por mercúrio dos rios e nas pessoas".
Lula ainda determinou que as medidas saiam do papel no "menor prazo" para "estancar a mortandade e auxiliar as famílias Yanomami".
(Por Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.