segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

SEXO POR OURO. GARIMPEIROS ASSEDIAM MULHERES YANOMAMI: 'SE SUA IRMÃ DORMIR COMIGO, TE DOU OURO'

Em Boa Vista (RR), garimpeiros assediam e aliciam mulheres e meninas em indígenas Yanomami oferecendo perfumes, roupas, comidas, bebidas alcoólicas e ouro para cometerem a prática que tem se intensificado na região com o avanço do garimpo ilegal.

As informações constam no relatório "Yanomami Sob Ataque", produzido pelas associações Hutukara e Wanasseduume Ye'kwana e publicado em abril do ano passado.
O documento reúne as formas mais recorrentes de aliciamento em terras Yanomami.
Em alguns trechos de relatos de indígenas Yanomami, selecionados pelo UOL, um garimpeiro oferece ouro para o irmão de uma das jovens para dormir com ela.
Aquela moça que você levou consigo é sua irmã? Se você fizer ela deitar comigo, sendo que você é o irmão mais velho dela, eu vou pagar 5 gramas de ouro”, depoimento de um yanomami sobre o aliciamento de um garimpeiro.
Luísa Molina, antropóloga do ISA (Instituto Socioambiental), diz que os meios são usados para que os garimpeiros tenham acesso aos territórios.
"O que se observa é a utilização do ouro e da comida como meios de seduzir e envolver indígenas e ter acesso aos seus territórios", afirma Luísa.
Ainda de acordo com a antropóloga, o aliciamento é uma estratégia de entrada e permanência de garimpeiros em terras indígenas.
"Eles prometem cestas básicas, motor de embarcações, porcentagens de ouro em troca de acessos aos territórios", diz a Luísa.
No entanto, segundo Molina, a estratégia de entrada a terras não cessa, outro meio usado é a violência sexual contra mulheres.
"Elas têm seus corpos violados pela investida dos garimpeiros", cita a antropóloga do ISA.
Segundo o UOL, de acordo com relatos, pessoas mais velhas costumam ser mais resistentes ao aliciamento.
Já os indígenas mais jovens tendem a ser alvos preferenciais de garimpeiros.
As abordagens são feitas em comércios e até em postos de saúde. 
E as principais formas de aliciamento são: oferta de materiais de alto valor em troca de acesso a territórios; de porcentagem de ouro ou dinheiro em troca de acesso a regiões; de bebidas alcoólicas e armas; de trabalho para jovens como "seguranças" em áreas de garimpo e oferta de acesso à internet nas cidades.
O relatório mostra também as estratégias utilizadas para ganhar a confiança das mulheres. Segundo os pesquisadores, os alimentos são entregues para afastar o medo das jovens.
CONFIRA TRECHO DE TRECHOS DE DIÁLOGOS ENTRE ELES:
Yanomami: "Eles entregaram para mim comida sem razão! Talvez sejam generosos?'"
Garimpeiro: "Da próxima vez que você vem, vou comprar uma saia que te entregarei!". "Irei te entregar também ouro. Com aquele ouro, você poderá pegar aquilo que você gostar!"
Ainda de acordo com o documento, garimpeiros abusam sexualmente de mulheres quando estão sob efeito de álcool.
Segundo o relatório, para a maior parte das mulheres indígenas, os homens do garimpo representam uma "terrível ameaça", gerando um clima de terror e angústia permanente nas aldeias.
Yanomami:"Quando as pessoas disseram que eles se aproximavam, eu fiquei com medo. Por isso, desde que ouço falar dos garimpeiros, eu vivo com angústia."
(Yahoo!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.